Você me encontra também no Facebook e no Twitter

2 de setembro de 2007

AGORA VOLTEI MESMO








É hora das ameixas e elas nunca estiveram tão doces



Andei escrevendo demais. Textos pro TQ, roteiros pro Paraybuna Connection, uma revista Almanak por mês, projetos e mais coisinha aqui e ali.
Faltava reencontrar a natureza própria desta tribuna.
Achei e voltei.
Espero postar aqui sempre aos domingos e quintas.




O bouganvile cobre meu barraco com uma franja magenta




CONFIDÊNCIAS

Esse ano completo 30 de carreira no teatro. Tudo começou acidentalmente. Eu dava aula de religião e acabei ajudando a criar um grupo de teatro, o GTA. Depois veio o TQ e gostei do negócio.

Por sugestão de amigos resolvi investir numa carreira solo. Escrevi um livro e um show para lançar minha nova trajetória. Ambos chamam "CONFIDÊNCIAS MINEIRAS" e são coletâneas de stand-up comedy. Tenho duas produtoras no Rio que estão trabalhando no projeto da temporada. O livro sai aqui em Juiz de Fora até o fim do ano.




Alguém já viu noiva mais linda?



CASAMENTO

No dia 25 de agosto levei minha filha Maria ao altar e a entreguei em matrimônio ao Olimar.
Foi uma das mais lindas emoções da minha vida.
Maria estava linda, radiante, explodindo de felicidade.


Pouco mais de um ano atrás, sua vida virou de ponta cabeça e ela se derretia em lágrimas.
Mas as histórias de amor existem e os contos de fada são baseados na vida real.
A felicidade existe para quem se permite a sua companhia.








O pai e a noiva













A VEZ DAS CAPIVARAS

Esse tomatinho é o fruto da roseira



Uns dois meses atrás, Rafael e Theodoro me chamaram pra luta. Eles estavam no front contra a construção do condomínio de luxo na Mata do Krambeck, pequeno trecho de mata atlântica cercado de Juiz de Fora por todos os lados.
Parecia que a capivara tava ido pro brejo.

Os empreendedores, homens do desenvolvimento, tinha conseguido duas das três licenças e vários laudos técnicos comprovando as boas intenções do projeto. Tudo se baseava no maldito princípio da propriedade privada: faço o que eu quiser com o que é meu.

Não sou comunista, mas acho uma falácia essa idéia.


Esses são meus filhos: Yuri, Sofia e Maria


Primeiro, porque o dito direito de propriedade quase sempre começa com uma usurpação. Quem deu essa terra ao primeiro proprietário dela? Ele matou o índio, expulsou seus descendentes, condenou-os à extinção e se intitulou dono. Isso continua acontecendo até hoje, nas terras onde o Brasil continua a ser "descoberto".

Segundo, porque ninguém pode fazer o que quer. Existem regras na ocupação urbana, por mais que sejam atropeladas. Acima do direito individual está o interesse coletivo.


Essa bela mariposa me visitou noite dessas


Quem começou a história do condomínio foi um ex-presidente da república. Quando no cargo, conseguiu a criação de uma lei (e as leis são sempre a imposição do interesse de um grupo) que desmembrou o Sítio Malícia (!), parte da mata referido pertencia à família de sua ex-esposa. Sua intenção era instalar naquela quinta o seu memorial, justa auto-homenagem. As negociações não vingaram e ele abandonou o propósito. Mas, estava feita a bobagem e uns anos depois a tal lei permitiu que se tivesse a brilhante idéia de construir um outro memorial, ao luxo e ao privilégio.


Noutra noite veio a perereca com cara de sono


Mas, estava eu em casa sossegado e fui convocado à luta. Em pouco tempo a noticia correu e a cidade acordou. No dia 20 de agosto uma animada audiência coletiva na Câmara marcou a reversão do processo. Fala-se em tombamento, suspensão das licenças do condomínio e criação do Jardim Botânico. Políticos estão levantando recursos para comprar a área e a melhor idéia é que fique com a Universidade, uma vez que a prefeitura já mostrou que não tem competência senão para inaugurar.



Eu tenho o que falar

FILIAÇÃO

Por essa e por outras vou assinar minha filiação no PSB amanhã. Faz parte do meu processo de pensar numa candidatura a vereador. Tenho até meados do ano que vem pra resolver.
Quero amplificar a voz para meus projetos e idéias. Cansei de ficar catando as migalhas.
Sei que muita gente vai estranhar, mas pra mim é simples. Minha história sempre foi de atuação crítica, nos grupos de igreja, no movimento estudantil, e principalmente no teatro. O TQ é o um grupo de ação política. E esse caminho veio se evidenciando através do Paraybuna Conection, o produto mais político do TQ.

Vão se preparando, porque a cobra vai fumar.

Dois tucanos no alto do guapuruvu


PARAYBUNA DE VOLTA

Pouca gente deu mais apoio ao projeto da TV Visão que eu. Defendi, elogiei, apoiei. Pouca gente ficou mais decepcionado com o seu fim que eu.
Verdade que o Canal Visão está com dois ou três programas no ar, mas o que restou é apenas um balcão de varejo do comércio e da vaidade.
O sonho da TV Visão acabou.

Mas o Paraybuna volta.
O acerto com a TVE já está feito. A Estácio ofereceu os estúdios para gravação. Os apoios chegam e a vontade de continuar foi maior.
A gente faz pelo prazer. O dinheiro completa.