Você me encontra também no Facebook e no Twitter

2 de novembro de 2007

O LEITE AZEDOU




O que há de comum entre os políticos que estão no governo e os que estão na oposição? Todos falam mentira.
Seria muito saudável para o país (e para o mundo) que houvesse um pouco de verdade de vez em quando.
Mas não, quando são governo inventam números para provar o sucesso de seu mandato e jamais admitem erros. Por outra, os da oposição são sistematicamente 'du contra'. Qual o problema de dizer: errei.(?)

A questão da CPFM e um exemplo claro. Os partidos trocaram de cadeira e automaticamente de opinião. E nós, sem saber a verdade.
Como não sabemos a verdade sobre o caos aéreo, sobre o mensalão, sobre a compra do dossiê e sobre tudo o mais. O que temos é uma versão partidarizada.

Dr Zelão, personagem do TQ, faz piada com o leite C, dizendo que o "C" é da soda Cáustica misturada. Esse texto tem mais de 15 anos.
Nos anos 80, se bem me lembro, Delfim Netto inventou o leite C. Isso porque o povo não conseguia mais pagar o litro de leite. Então, os técnicos da economia inventaram um leite mais barato, com menos gordura e nutrientes. Na verdade, menos leite. Pronto, estava feita mais uma mágica de governo.

O leite C era o leite de pobre. Criaram também o leite B e finalmente o leite A. Cada categoria destinada a uma classe social.

Mas a confusão não parou aí. Um tempo depois surgiu o longa vida, ou leite integral, de caixinha. A pouca inteligência que a natureza me proveu me fez entender que o leite integral era o leite verdadeiro. Sem subtrações.

Rico não sou, mas por muito anos venho tomando o leite dos ricos, o longa vida de caixinha. Não tenho carro do ano, não tenho mansão em condomínio de luxo, mas tomo leite longa vida.

Agora fico sabendo que o que tomo não é leite. É uma mistura que inclui soda cáustica, água oxigenada, soro, urina de vaca, e mais uma meia dúzia de coisas para fazer o produto durar mais tempo nas prateleiras.
A caixinha tem até... leite.

E mais uma vez ninguém diz a verdade.

E eu me pergunto, se os ricos estão tomando uma porcariada química, o que estarão tomando os pobres?



A VOLTA DO PARAYBUNA



Eram 19 horas de quarta, 25 de outubro. A menos de meia hora para entrar no ar estávamos correndo pelas ruas engarrafadas do centro para chegar ao comando mestre da TVE com o DVD do primeiro programa da nova geração, o 152º da nossa história.

Foi uma corrida de obstáculos que começou em junho deste ano, quando uma porta se fechou.

Aí apareceu a força do TQ: a sua capacidade de reação. E num mundo de dificuldades e barreiras, há muitos que reconhecem esse valor e somam energia.

Dia 25 de outubro, 19:30h, entra novamente no ar o programa Paraybuna Conection, pela TVE Juiz de Fora.

Nessa cidade tudo é difícil, mas nós somos mais.

Obrigado Fred, Hora, Thiago, nossa jovem equipe de produção, Josino, Jovino, Cadineli, Adriana. Obrigado ao público que não nos deixou esquecer o prazer de fazer o programa.



GRUMIXAMA



As ameixas padecem secas sem terem encontrado um bico que as comessem, tantas foram. Depois de mais de quatro meses sem chuva, as águas de outubro fizeram explodir as doces bolinhas amarelas do grumixama. E elas caem aos montes apesar de jacus, sanhaços, sabiás e eu estarmos empenhados em devorá-las.

A jaboticabeira soltou uma safra que foi rápida e impiedosamente devorada pelas maritacas e jacus. Descontrolada, abriu nova frutada que espero dividir com os predadores.

Fartura e generosidade ensinadas.



O SUCESSO DA TROPA



Eu falei. A Tropa de Elite é muito mais que uma piadinha sobre o filme.
Foi uma impressionante demonstração de competência e fertilidade. Entre o insight e a estréia houve menos de 30 dias. Nesse meio, escrevi o texto, ensaiamos, produzimos e divulgamos.

Foram cinco sessões (uma extra) com lotação esgotada. O TQ não tem um precedente de tanto sucesso.

Missão dada, missão cumprida.