Você me encontra também no Facebook e no Twitter

26 de junho de 2008

TÁ CHEGANDO A HORA

CARO JP

Depois que li o comentário do JP (logo ali) fiquei pensando que muita gente tem a visão de que vivemos num mundo esquizofrênico. Ele (ou ela) fala em "entrar na política", como se houvesse um mundo sem política.

Eu entendo essa maneira de falar, porque certamente está se referindo à carreira profissional do político, que hoje está abaixo do cu do sapo, no lugar de menor confiabilidade de todos.


Não vou insistir no papo de que tudo que fazemos é política, ou que se há políticos ruins, há quem os eleja. Nem vou bater na tecla de que existem também bons políticos, mesmo que minoria.

O que acontece de fato é que criamos essa esquizofrenia: entregamos a um grupo de pessoas o poder de decidir em nosso nome. E eles estão fazendo mal uso desse poder. E nós, de nosso lado, nos resignamos à condição de espectadores dessa farsa, mesmo que vaiando.


Batendo um papo com a minha prima Kika Tristão, falei da idéia que tenho dos Clubes de Cultura, que têm como objetivo principal devolver aos cidadãos a condição de seres políticos, tomando decisões e arcando com elas.

A idéia até dói de tão simples.

É assim: Você quer fazer alguma coisa e não sabe como? Com certeza, no seu bairro existem pessoas que se sentem do mesmo jeito. Que tal colocar essas pessoas em contato? Elas criam um Clube que vai propor ações: realizar um curso de teatro, montar uma biblioteca, fazer uma festa pra arrumar uma creche, limpar uma praça, criar uma horta orgânica comunitária, etc etc etc.

Imagine se conseguirmos implantar vários desses pela cidade, podemos sonhar com um mundo incrível feito por nós.

E aí, meu caro (ou minha cara) JP, estaremos todos fazendo política.

Quero que essa e outras idéias boas ganhem força. Capite?


DO ALTO DO HUREB

É um pouco de humor negro, mas é engraçado quando passa na TV a lista dos dez crimes que o ex-chefe do executivo de Juiz de Fora é acusado de cometer:

Dá uma cena Bíblica. Bejani no Monte Sinai (não o hospital) recebendo as tábuas da lei. Só que em forma de acusação.


Eis aí os DESMANDAMENTOS DO BEJANI



1. Formaste uma quadrilha para dilapidar de forma eficiente e organizada, os cofres públicos.

2. Peculaste, apropriando-te indevidamente de dinheiro público.

3. Concussaste, exigindo para si, vantagem indevida, por força do cargo.

4. Corrompeste passivamente, aceitando suborno e propina.

5. Prevaricaste, deixando de praticar ato de ofício para satisfazer interesse pessoal.

6. Advocaste administrativamente, patrocinando interesse privado, valendo-te da qualidade de prefeito.

7. Fraudaste diversas licitações.

8. Criaste uma falsa documentação para explicar teus crimes.

9. Ameaçaste de morte teu ex-sócio de quadrilha, só porque ele resolveu delatar o esquema.

10. Lavaste dinheiro, mas esqueceste de lavar as próprias mãos.



FAÇA-ME RIR

Debra Jo

Peguei na locadora a oitava (e penúltima) temporada de Seinfeld. Ela foi ao ar em 96, mas dá uma dor no coração assistir sabendo que estava prestes a encerrar a carreira.

Eu acho o momento mais brilhante das comédias de TV. Seinfeld é um gênio! Que se completa de maneira fantástica quando se junta a Elaine, George e Kramer. Ver Seinfeld, pra mim, é como tomar doses diárias de vitaminas de criatividade.

Também tenho sentido muito prazer em assistir as performances de Debra Jo Rupp, a Kitty Forman (mãe do Eric) no seriado That's 70 Show, que já indiquei aqui. Fico esperando a hora que ela dá as estridentes gargalhadas.
Quem viu Friends vai se lembrar dos episódios em que o irmão da Phoebe se casa com uma mulher mais velha. É ela!