Você me encontra também no Facebook e no Twitter

6 de junho de 2012

BANHA DE PORCO



Foi muito pra mim. Três pancadas numa semana só.

Primeiro, a notícia da criação do Consórcio Intermunicipal de Cultura da Zona da Mata que deixa Juiz de Fora de fora. O detalhe é que a ideia nasceu e foi fermentada aqui.

Segundo, o choque de ver que no lugar da tradicional Joalharia Meridiano hoje opera uma operadora de telefonia. Claro! Não sei por que motivos, mas trabalhei lá e sou mais que um amigo da família. Sei o quanto aquela loja representa pra eles e imagino como deve ter sido difícil. Sofri.

E terceiro, pela enésima vez e para não deixar dúvidas, o COMPPAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural) cuspiu na nossa memória afetiva e negou o tombamento do Cine Excelsior. Não viu motivos técnicos para preservar o lugar. Tombaram a Banda Daki, o Miss Gay e até mesmo o Apito do Meio Dia (ironicamente o que restou da Joalharia Meridiano), mas não conseguem entender que o Cinema Excelsior tenha importância cultural.

Pobre Juiz de Fora, cada vez mais pobre.
Aos 162 anos vai derrubando e enterrando sua história.
Chorar por quê? Temos o melhor torresmo do mundo (que, acho, ainda não foi tombado).
É o que vamos oferecer aos nossos netos e visitantes: um prato de torresmo.

De Manchester Mineira, de Princesa de Minas, de pioneira na energia elétrica, no cinema, de grande polo industrial e cultural vamos nos tornar a Capital Nacional da Gordura de Porco Frita.