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22 de setembro de 2011

A VÁ...









Não é um contrassenso fazer um "Dia Mundial Sem Carro" num país onde existem tantos incentivos para que as pessoas tenham carro?

Os incentivos são de origem positiva e negativa.

Isenções fiscais no preço final, estímulos para montadoras nacionais e uma forte carga publicitária que bombardeia o desejo do cidadão permanentemente. Junte-se a isso linhas de crédito que permitem que o veículo seja comprado em prestações que cabem no orçamento de qualquer emergente à classe média.

Temos aí então - em dados de Juiz de Fora - oito mil novos veículos a cada ano. E uma frota dobrada a cada oito anos.

Pra completar o cenário, um incentivo negativo: a péssima qualidade do transporte coletivo que faz você achar que usar o sistema público de transporte não é uma alternativa, mas um sacrifício injustificável.

São 364 dias do ano onde se diz ao cidadão: "Tenha carro". E um onde se diz: "Saiba porque é melhor você ter carro".

Nesse contexto, o "Dia Mundial Sem Carro" é só uma ação vazia de marketing, que nem bandas de rock que gravam clip contra as drogas.