Você me encontra também no Facebook e no Twitter

16 de janeiro de 2009

LIXO E OUTROS RESÍDUOS


Para mim existe uma máxima na administração da coisa pública: não se faz obras para governos sem uma taxa de corrupção.
É aí que o dinheiro circula sem precisar falar em roubo.

A edição da Tribuna de hoje traz uma matéria que destaca a pressa da administração em ativar o novo aterro sanitário, que agora terá o eufêmico apelido de CTR (Central de Tratamento de Resíduos). Até onde sei o Aterro do Salvaterra tem licença até 2019.

Esse contrato com a Vital Engenharia (braço da Queiroz Galvão) foi alvo de audiência pública e ações na justiça. Trata-se de um convênio de cerca de 250 milhões para a exploração do serviço e está sendo tramado desde a administração passada.

Ouvi uma história muito estranha que uns dias antes da licitação a Queiroz Galvão comprou a área em Dias Tavares que logo em seguida seria definida como destinada ao CTR. A empresa venceu a concorrência e vendeu a o terreno à Prefeitura para a instalação do projeto.

O professor Cesar Barra da UFJF já se pronunciou sobre o assunto e disse que o próprio Custódio tem acesso a estudos que indicam uma outra área mais apropriada.

Eu acho que todos os contratos da administração Bejani já deveriam ter sido alvo de perícia. Dizer que o Tribunal de Contas liberou é bobagem, porque sabemos que a quadrilha tinha (e tem) tentáculos nos diversos níveis de poder.

Por que tanta afobação?

Esse contrato - como o lixo que dele trata - cheira muito mal.


CORTINAS

Já está no ar o site da APAC, que é o espaço virtual do teatro de (e em) Juiz de Fora.
Em www.apacjf.com


VIVA O TEATRO!



Cresce a campanha para terminar o Paschoal.
A Funalfa deve constituir um grupo de trabalho que vai buscar o projeto.
A Câmara já está sinalizando seu interesse pelo assunto e o Deputado Júlio Delgado (que teve decisiva participação no salvamento da Mata do Krambeck) já manifestou a possibilidade de apresentar emenda para destinar os recursos necessários à obra.

Agora vai!


PRÊMIO PRO CORINGA

Heath Ledger (o Coringa do "Cavaleiro das Trevas") já faturou o primeiro prêmio póstumo. Levou o Globo de Ouro como melhor ator e foi aplaudido de pé por toda a seleta audiência.
É um indicativo para o Oscar.


CHAMA A POLÍCIA



Na última quarta algumas pessoas presenciaram uma cena inusitada no Parque Halfeld. Um elemento armado de uma machadinha partiu pra cima de dois "oficiais" da Guarda Municipal, que - ao invés de detê-lo - correram chamando a polícia.

Custódio recebeu uma herança complicada e não só as dívidas. Bejani fez contratos suspeitos e criou coisas discutíveis como a Guarda Municipal. Quem vê os praças circulando pelo centro se pergunta: tem serviço pra essa gente?

Alguns já começam a sugerir que eles devam fazer serviços de banco e coisas assim. Mas essa era a Guarda Mirim!?

No dia seguinte outra cena que mostra certa falta de serviço para certo excesso de contingente policial. No mesmo Parque Halfeld uma espetacular entrada de sete (eu disse SETE!!!) viaturas com sirenes ligadas. Eram tantas que gerou um engarrafamento no interior da praça (foto).

Algum perigoso terrorista? Um chefe do tráfico em fuga? Assalto a banco? Atentado à vida de um juiz?
Nada disso. Deram uma geral em alguns desocupados e foram embora.