Você me encontra também no Facebook e no Twitter

22 de abril de 2008

HERÓIS DE ONTEM E DE HOJE



INCONFIDENTES

Confiar um segredo a um mineiro não é um bom negócio.
Mineiro é historicamente inconfidente. O que vale dizer que é politicamente um infiel. Mineiro é um conspirador, verdade nem sempre do lado certo.
Isso não é a minha opinião. É o registro da história.

Vocês sabem quem está retratado neste quadro acima?
Parece, mas não é Jesus Cristo. É Tiradentes, o grande herói mineiro, que foi morto e esquartejado no Rio (por favor, não guardamos rancor dos cariocas).
Tiradentes foi o mais famoso dos Inconfidentes.

Basicamente, Tiradentes e os outros inconfidentes eram sonegadores.
Houve um período em nossa história em que o governo central exagerou nos impostos. Havia muita corrupção e para sustentar as regalias da corte criaram uma CPMF na época (chamada de derrama).

Aí, a classe média da época, que sempre está com a corda no pescoço, começou a tramar um grande plano de sonegação fiscal. Só que um deles bolou um projeto pessoal politicamente mais viável, ganhou a delação premiada da época e trocou a deduragem pelo perdão das suas dívidas.

Prenderam o resto, foram condenados e em seguida perdoados, menos um, o Tiradentes, que se fudeu e graças a ele temos um feriado no dia 21 de abril e a lição de que a sonegação pode ser um exemplo a ser seguido.

Lição histórica: Os honestos viram heróis mas os corruptos é que se dão bem.



DERRAMA SENHOR, DERRAMA SENHOR

Curioso é que o movimento da Inconfidência, comemorado ontem pelos governos, lutava contra a cobrança do quinto (de onde surgiu a expressão "quintos dos infernos!"), ou seja, todo mundo tinha que pagar à corte um quinto do que faturava nas minas, ou no bom economês, 20% em impostos.

Como seria bom se a nossa carga tributária caísse aos 20%, porque hoje pagamos a bagatela de 40% do que produzimos para os governos mais corruptos do planeta, ou como diriam os inconfidentes "dois quintos dos infernos".


Tribunos do TJM não vêem motivo pra manter Bejani na cadeia.

TEM DROGA CHEGANDO

Como bem lembrou o Laerte, os traficantes soltam fogos quando o bagulho chega no morro. Os correligionários (ou comparsas) do Bejani comemoraram sua soltura com fogos - isso deve ser coisa do Guedin.

Saiu a primeira gravação de escuta entre o Bjn e o Paulinho da Status. Segundo ele, caiam 819.000,00 todo mês na conta do prefeito. Acho que esses caras devem ter lido "O Segredo" e descobriram como fazer a coisa funcionar.


DA CELA

De Ervália chega a notícia que o prefeito deles ficou na mesma cela que o nosso. A piada na cidade é que Bejani ficou quatro dias sem tomar banho com medo do colega de quarto roubar o pijama dele.