Você me encontra também no Facebook e no Twitter

6 de dezembro de 2011

CAMINHOS OBSCUROS



Mais de uma centena de pessoas se reuniu ontem no German para discutir o projeto da BR 440.

Você é contra ou a favor do projeto da BR 440?

Se você respondeu contra ou a favor, em ambos os casos está enganado. Sabe por quê?

Porque simplesmente o projeto não existe!

Acredite, o projeto da rodovia tem apenas nove quilômetros. Só vai até um pouco depois do Bahamas. Dali pra frente é uma ideia (de jerico) que vai criar uma rampa que desaba no bairro Democrata e completa o estrago no pior nó do trânsito da cidade, no Mariano.

A obra está embargada por decisão do TCU por suspeita grave de superfaturamento. Está entre as 25 obras com mais irregularidades no país.

Em depoimento na Câmara dos Deputados, Luiz Antonio Pagout (ex-Diretor Geral do DNIT) disse sentir "vergonha" por essa obra.

Orçada em 107 milhões, a BR já recebeu 64 e gastou 35 em apenas 4 quilômetros, o que dá um custo impressionante de cerca de 9 milhões por quilômetro de obra.

Pior que isso é o estrago que ela vem fazendo: destruindo o manancial que abastece 9% da população da cidade (a represa de São Pedro), alagando (com esgoto) um sem número de residências e rachando ao meio uma tradicional região da cidade.

A ideia de ter uma BR entrando numa cidade contraria todas as tendências de um urbanismo saudável, que preserve a qualidade de vida. Em todo lugar estão fazendo anéis rodoviários. Menos aqui.

E isso é só um resumo.

Esse é o preço que a cidade tem que pagar pelo que os mal informados andam chamando de "progresso"?