Você me encontra também no Facebook e no Twitter

2 de maio de 2009

PERÍFRASE



O mundo está em pânico por conta da crise. Nós não. Juiz de Fora é uma cidade que não se preocupa com a crise porque historicamente sempre esteve em crise. Na verdade, o mundo está virando uma grande Juiz de Fora.

O mundo todo se preparando para combater a gripe suína e Juiz de Fora se preparando para receber a gripe suína, porque a cidade está uma porcaria. Pode ser que o vírus não venha, mas os porcos vão se sentir em casa.

A prefeitura diz que não tem dinheiro (por causa da crise) e vai oferecer um aumento significativo para os funcionários que ganham pouco.

Vocês sabem o que é um eufemismo?
(do Aulete) Eufemismo: 1 Ling. Figura de linguagem baseada na substituição de palavra ou expressão que possa ter sentido triste, grosseiro, ou seja apenas desagradável, por outra de sentido mais suave ou conveniente.

Você encontra uma mulher gorda e pergunta: você está grávida?

Aumento significativo é um eufemismo pra dizer que não vai ganhar quase nada.

Uma imagem pode ilustrar melhor. Um cara vai transar e o pinto dele é mínimo. A mulher olha aquilo e desdenha. O cara retruca: calma aí querida, quando ele ficar duro vai ter um aumento significativo.


BOM NEGÓCIO

Prefeitura anuncia a vinda de uma nova empresa que vai investir 130.000.000,00 (cento e trinta milhões de reais) e deve gerar 600 empregos diretos.
Fazendo as contas constatei que para cada emprego gerado, serão investidos 216.000,00 (duzentos e dezesseis mil reais)!

Não sou economista (esse especialista em dizer depois o que devia ter dito antes) mas acho um despropósito gastar tanto dinheiro com tão pouco resultado. Com um quarto desse valor microempresários podem gerar dez vezes mais postos de trabalho formal ou informal.

Mas - é lógico - o objetivo do investimento não é gerar empregos. Isso é só marketing que – se visto com cuidado – parece pura enrolação.