Você me encontra também no Facebook e no Twitter

22 de março de 2009

DOMINGO LEGAL


COGUMELOS
Capturei a imagem de três cogumelos gigantes no bambuzal que fica numa trilha que passo quase diariamente. Nessa foto coloquei meu celular para dar a idéia do tamanho das criaturas. Meu celular mede 10 cm o que significa que o cogumelo mede cerca de 40 cm. Já achei outro com quase 1 metro.


Um pouco mais adiante registrei essa ópera de trepadeiras que subiram por um fio e avançaram até o poste.

ANTENAS

Eu tenho um irmão que é realmente inteligente. Não um palpiteiro que sabe manipular idéias como eu. Ele é Pós-doutor em Física na Alemanha e hoje trabalha no INMETRO e na UFOP.
Pedi ajuda a ele sobre a questão dos riscos oferecidos à saúde pelas antenas de telefonia celular ou ERB. Ele fez uma pesquisa rápida e me mandou o material que segue.

Se você não quer ficar com aquela cara de bobo quando estiverem falando disso na sua mesa, ganhe alguns minutos lendo os artigos indicados.

Um artigo interessante discute o problema. A autora cita diversas cidades onde há legislação específica sobre a questão:

Vale a pena ler também esse:

Achei uma página dum cara que dá umas explicações básicas:

A regulamentação está em:

E também em:


Vamos lá às noções básicas:

1. Quase tudo é radiação. Dos raios gama que transformaram o Bruce Baner no Hulk, passando pelos raios X, ultravioleta, luz visível, infravermelho, calor emitido por um objeto (aquele que você sente quando chega a mão perto de algo quente), ondas de rádio, telefonia sem fio etc. Estamos imersos em campos eletromagnéticos.

2. Som não é radiação.

3. Existem radiações ionizantes (gama, raios X, ultravioleta e algumas cores). Essas podem causar câncer porque alteram a estrutura do DNA.

4. Radiação de baixa frequência (calor, rádio, telefonia móvel) não é ionizante.

5. Os celulares usam radiação em frequência parecida com a do microondas (só que um forno de microondas tem radiação com potência cerca de 1000 vezes maior que a de uma antena de celular). Radiação nessa frequência produz excitação nas moléculas de água (entre outras).

6. Se alguém (ou algo vivo) ficar bem perto de uma antena emissora (grudado), por muito tempo, poderia sofrer aquecimento, como se estivesse dentro de um forno de microondas.

7. Os celulares propriamente dito podem causar mais problemas, pois concentram radiação perto de sua cabeça.

8. As antenas de TV e rádio são muitíssimo mais potentes, trabalham em frequências mais baixas.

9. Até hoje não se conseguiu prova de que radiações nessa faixa fazem mal (em baixa potência). Porém, há 50 anos ninguém imaginava que aquele gás inerte - um tal de CFC - pudesse fazer qualquer mal, e hoje ele já fez um baita furo na camada de ozônio.


GOLPE BAIXO

Fui ver e ouvir o Dudu Lima (mais o Scio, Itaboray e Hermanes) na Pró-Música no último sábado. Dudu é um grande artista e o seu trabalho está maduro pra qualquer parte do mundo.

Duas notas negativas, porém, quero registrar:

Primeiro, a falta de educação de muita gente que pega convites e não vai. A platéia ficou cheia de lugares vazios com tanta gente querendo ir.

Os lambris metálicos do teto do teatro acompanharam o concerto, quando na verdade precisam de um conserto.


PRESIDENTES E PRESIDENTES


Essa foto está muito boa para ser montagem. Lula fazendo xixi. Será que a reforma do palácio deixou sua excelência sem banheiro?



Barack Obama aprova investimento público em pesquisa com células tronco. Mas, foi bem claro ao advertir: "Não serão permitidas clonagens de seres humanos, exceto da Scarlett Johansson".


Bom domingo a todos, particularmente à imensa massa rubro-negra.