Você me encontra também no Facebook e no Twitter

19 de março de 2009

UM DADO IMPORTANTE

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Hoje todo mundo sabe que foi o ovo, porque ele existia antes da galinha.
Os dinossauros botavam ovos e as aves são os dinossauros que não foram extintos há 65 milhões de anos. (Você sabia disso? Que nem todos os dinossauros foram extintos? Blog do Gueminho é ciência!)

E é óbvio que a primeira galinha nasceu de um ovo, botado pelo seu ancestral direto na cadeia evolutiva.

Clique aqui e veja uma notícia interessante sobre o assunto.

Mas a pergunta é retórica.

E aqui se aplica a outra questão: é fato que a mídia dedica espaço demasiado a baixarias (fofocas e violência), mas, as pessoas lêem porque a mídia publica ou a mídia publica porque as pessoas lêem?

Tomando como exemplo a seleção das notícias mais lidas no site G1 (da Globo.com), três das cinco dão conta da vida pessoal de Dado Dolabella, medíocre como ator e ser humano, mas hábil em auto promoção:

. 'Dado Dolabella é preso pela Delegacia da Mulher';
. "Ele não é bandido", diz advogado de Dado';
. 'Dado é transferido para carceragem da Polinter'.

SABE O KIKO?

E além dessas três, na edição de hoje, uma nova manchete sobre o drama: "Ator Dado Dolabella é solto após receber habeas corpus".

E a pergunta é: qual a importância desse Dado para nossas vidas? Por que as pessoas se interessam por ele, ou por qualquer babaca que tenha feito uma ponta numa novela e depois tenha problemas com a namorada?
A verdade é que enquanto tanta gente se interessar por essas notícias, os meios vão dedicar cada vez mais espaço a elas.

Para efeito de ilustração fotografei a home do site G1 e cobri com um quadro vermelho os espaços dedicados a fofoca e violência. E cobri com azul os espaços usados para todas as outras editorias: esportes, política, cidade, ciência, colunas, humor, etc.

Veja o resultado:


E veja a comparação das áreas:

É importante entender a responsabilidade que temos com um simples clique.