Você me encontra também no Facebook e no Twitter

2 de julho de 2011

FARSABITS





Banda larga pra todo mundo! Que ótimo!

Será?

Você sabe qual é a diferença entre Megabits e Megabytes?

Não se perturbe. Fora os especialistas na área, quase ninguém sabe.

E se você comprou (ou vai comprar) um plano de acesso à internet de 1 MEGA o vendedor não se preocupou em te dar essa informação. Você - e a maioria de nós - achou que estava comprando 1 Megabyte de transferência quando na verdade levou 1 Megabit.

Não sou perito e sinto dores de cabeça quando tento entender, mas o mais importante é saber que Megabit e Megabyte são duas unidades de transferência diferentes. Grosso modo, 1 Megabyte = 8 Megabits.

Isso quer dizer que a internet brasileira anunciada como sendo de "1 Mega" na verdade é de 1 Megabit (e não 1 Megabyte). Isso equivale a 128 KBps (Kilobytes por segundo), que é a velocidade real que se consegue atingir raramente. (fonte wikipedia)

Entendeu? Não importa, o que precisa saber é que (quase) todos nós fomos enganados na hora de comprar acesso à internet.

Vem agora o governo anunciar que fechou acordo com as operadoras (Oi na minha região) para oferecer internet de alta velocidade (ou banda larga) para 70% das moradias brasileiras até 2014, o ano em que tudo irá se realizar.


Sobre isso eu só tenho as seguintes dúvidas:

1. Alguém acha realmente acessível para a patuleia o serviço de internet a R$ 35,00?

2. As operadoras que hoje não conseguem oferecer um serviço de qualidade cobrindo 27% das moradias conseguirão fazê-lo ampliando o fornecimento para 70%?

3. A ANATEL, que apenas contempla os desmandos e descasos do péssimo e caro serviço oferecido pelas operadoras, conseguirá fiscalizar o novo volume?

4. A minha banda - que é muito cara e não está nesse plano de "internet popular" - será dividida com a patuleia? Ou seja, a suposta qualidade do meu serviço será mantida? Ou perguntando de outra maneira, será criada uma nova infraestrutura para suportar o novo serviço ou as operadoras vão usar a mesma e já insuficiente?

5. Por que as operadoras têm até outubro para apresentar um modelo de qualidade do serviço? Não bastaria dizer que o acesso à internet (salvo sinistros) deve ser garantido todo o tempo na velocidade que está sendo paga?

Por enquanto é só.



EMBROMATIONBYTES

Uma coisa não podemos negar, governo e empresários associados são fecundos em planos para faturar altos volumes de dinheiro às custas da ignorância do povinho.

Assim foram montados os programas de privatização, a criação de pedágios nas estradas, os planos de saúde, o kit socorro para automóveis, a mudança das tomadas elétricas e vai por aí a fora.

Cria-se uma necessidade (ou ela já existe de per si), o governo se mostra incompetente para atender à demanda, e a iniciativa privada vem em socorro com planos apropriados para cada tipo de gente.

E os empresários, agradecidos, retribuem as benesses recebidas preservando os políticos nos cargos tão essenciais para que o esquema funcione.