Você me encontra também no Facebook e no Twitter

20 de novembro de 2008

EWBANK




Ontem fomos a BH, capital do estado, levar a Tropa de Elite da Guarda Municipal de JF, numa apresentação especial para os sócios do Minas Tênis Clube, no teatro Izabela Hendrix. Fiquei sabendo depois que quem fez a indicação foi o Rogério Falabella, que estava na platéia.

Sobre essa viagem gostaria de fazer dois comentários. O teatro Izabela Hendrix é simples, básico e completo. Quase quatrocentos lugares confortáveis, 160 refletores, telão, som perfeito e equipe extremamente prestativa. Sempre que viajamos voltamos com a pergunta: por que Juiz de Fora não tem pelo menos UM teatro assim?

Outra observação é sobre o estado da BR 040 no trecho JF-BH. É uma estrada federal e mostra a presença do governo até Barbacena. A via vai perdendo qualidade até Lafaiete e de lá a BH é um caos. A volta foi um filme de terror, sem sinalização, chuva, buracos e faróis altos na cara. Parece que o recado é: "Gente de Juiz de Fora que quer vir pra BH, desistam em Lafaiete". Os governantes deviam andar menos de avião e helicóptero.

Para finalizar travamos dura polêmica quando passamos por Ewbanck da Câmara (maneiras de manter o motorista acordado). Quem considera o nome de Juiz de Fora estranho, o que dizer de Ewbank da Câmara? Quem ou o quê é Ewbank da Câmara? Você conhece alguma outra pessoa no mundo que se chame Ewbank? Isso é um nome ou uma corruptela da língua inglesa?
"To bank" é "aterrar". "Ew bank" pode ter se originado porque alguém sempre era indicado para tal serviço: "Hei, You bank" que virou "Ew bank".

Como a internet tem resolvido parte dos problemas de ignorância fui buscar saber a origem do nome: José Ewbank da Câmara foi um engenheiro carioca (vejam como tudo começa a fazer sentido!) e não faço a menor idéia de porque mereceu a honra (?) de batizar aquele município e muitas ruas por aí. Acredito que os engenheiros eram pessoas de enorme prestígio num mundo novo, sem estradas e portos. Se quisessem homenageá-lo hoje deveriam começar a consertar o trecho que só é lembrado pelos sinistros.