Você me encontra também no Facebook e no Twitter

14 de julho de 2011

10 REGRAS PARA A GENTILEZA NO TRÂNSITO




Eu sou esse personagem do Pateta que é um cidadão pacato até entrar no carro e se transformar num monstro. O que escrevo a seguir é um trabalho de autoeducação, autocontrole da raiva, que pode servir para outros.


1. Apreenda a dirigir.
Uma das coisas que mais atrapalha e faz o trânsito ficar tenso são os "meia-rodas", gente que dirige mal - homens e mulheres - e isso inclui quem não sabe usar seu equipamento ou não respeita as regras.

2. Conheça as regras de trânsito e pratique-as.
Um trânsito civilizado precisa de regras coletivas para funcionar. Se você cria regras próprias você cria transtornos para o resto.
Observe que de propósito não usei a expressão "leis" e sim "regras". Porque a gentileza tem que ser uma regra e não uma lei. Tem que ser uma atitude espontânea e não uma obrigação.

3. Deixe de ser esperto e seja um expert.
O esperto fura fila e atrapalha os que respeitam o direito coletivo.
O seu carro mais bonito ou mais potente tem o mesmo direito que a Belina 87. Sinal vermelho significa que está verde para quem vai cruzar com você na pista. Fechar um cruzamento só complica o sistema.

4. Trânsito não é competição.
Essa coisa masculina de disputar quem tem o maior pinto, no trânsito é um saco. Aprenda a deixar outro carro ultrapassar o seu. Você não vai ser menos macho por isso.
Essa coisa feminina de achar que a mulher é sempre o alvo da gentileza é um saco. Mulher tem que aprender a ser agente da gentileza também. No trânsito homens e mulheres têm os mesmos direitos.

5. Use a seta.
Você está dirigindo num espaço coletivo. A seta serve para informar aos outros o que você pretende fazer antes que o faça. Isso serve para instruir as opções de todos os que estão à sua volta (incluindo pedestres).
A seta também serve para pedir passagem. Não é um instrumento de invasão. Pedir e saber esperar a resposta faz parte da boa educação.

6. Cuide do seu carro.
Carros mau cuidados - novos ou velhos - infernizam o trânsito. Fumaça, barulho, lentidão pioram a qualidade, aumentam a tensão e o estresse de quem dirige.

7. Quem andar mais devagar? Ande pela direita.
Quando a via tem duas pistas, a da direita é a da rolagem e a da esquerda é a da ultrapassagem.
Por motivos errados, a maioria (pelo menos em Juiz de Fora) prefere andar na pista da esquerda obrigando quem quer ultrapassar a cometer uma irregularidade.

8. Dê passagem.
Quando um carro piscar o farol atrás de você, isso quer dizer que ele pede passagem. Seja gentil, educado e passe para a faixa da direita.
Particularmente em subidas é muito irritante ter que reduzir para acompanhar um carro que não quer ou não consegue subir numa marcha mais alta.
É bom lembrar que quem anda abaixo da velocidade permitida atrapalha tanto quanto quem anda acima.

9. Dirija para si e para os outros.
Você não pode dirigir como se fosse o dono da rua ou como se estivesse sozinho.
Lembre sempre que é um espaço coletivo que deve servir a todos.
Lembre também que existe um número enorme de pessoas que contraria as regras citadas acima e algumas outras.
Sinta-se superior, exercitando a paciência e a gentileza. Faça sua parte.

10. Seja gentil.
Esse deve ser o espírito de quem vive em sociedade.
Se fossemos mais gentis e educados não precisaríamos de tantas leis.
Além de tudo que já foi dito merece atenção especial o cuidado que o condutor deve ter com o pedestre. Ele é o dono da rua.