Você me encontra também no Facebook e no Twitter

6 de março de 2009

QUADRÚPEDES



A palavra "trote" se refere a uma certa forma de se movimentar dos cavalos, uma andadura que se situa entre o passo (mais lento) e o galope (mais rápido). Todavia, deve ser lembrado que o trote não é uma andadura normal e habitual do cavalo, mas algo que deve ser ensinado a ele (muitas vezes à base de chicotadas e esporadas). Da mesma forma, o calouro é encarado pelo veterano como algo (mais que um animal, mas menos que um ser humano) que deve ser domesticado pelo emprego de práticas humilhantes e vexatórias; em suma, o calouro deve "aprender a trotar".

As universidades deveriam ser os centros de reunião de nossas elites intelectuais, mas a prática do trote - entre outras - revela que o vestibular não é um filtro de civilidade, de inteligência e de boa educação.

Alunos novatos são chicoteados, pisoteados, embriagados, lambuzados com ovos podres e fezes. Certos casos são fatais por pancadas, afogamento e envenenamento.

Me dá uma tristeza profunda ver adolescentes achando a maior graça de andar com roupas rasgadas, fendendo a urina, recolhendo esmolas - como verdadeiros mendigos intelectuais - para subsidiar a bebedeira dos veteranos.
A tristeza passa a angústia quando vejo pais e mães incentivando e apoiando tais atitudes.

Essa prática deve ser banida radicalmente, por força de lei, de regimento universitário, por campanhas educativas. Desde o primeiro momento de suas carreiras os estudantes devem ter lições de civilidade e boas maneiras.

Eles serão os futuros líderes da sociedade, médicos, juízes, jornalistas, políticos, empresários. Pelo futuro da sociedade é primordial que eles aprendam a diferença entre gente e cavalos. Se eles se tratam como equinos, assim tratarão seus futuros clientes.

SUGESTÃO PARA O CABELINHO
Adotar a campanha: contribuir com dinheiro para trote é estimular a ignorância.



UMA PROPOSTA DE GREVE

Sou contra a greve que transforma o povo em refém de campanhas salariais. Se o trabalhador acha que ganha pouco, tudo bem. Que a pressão atinja então a fonte pagadora, o patrão.
No caso da discussão sobre a paralisação dos motoristas e cobradores tenho uma proposta radical: por que, ao invés de suspender o serviço, não liberam a roleta? Aí sim, vão atingir diretamente o bolso dos empresários sem penalizar o pobre do povo que já sofre com o preço e a má qualidade do serviço.


Enquanto isso, o procurador do município promete um "clareamento prefacial".
Ouvi dizer que no Salão do Jesus & Ulisses esse tratamento está em promoção.


DROPS CHUPADOS

VIADUTO DAS ALMAS EMPENADAS
Imagem aérea do MIGETEVÊ
Viaduto alternativo ao malfadado vai de nada a lugar nenhum. Ou talvez ligue o purgatório ao limbo.


BANDALHEIRA ANISTIADA
Despesas com a verba indenizatória serão transparentes, mas só a partir de abril. O passado, ah... esqueça.


A CULPA É DO PUXADINHO
Estádio Municipal continua interditado. Puxadinho do Zeduardo está sendo chamado de Cobertor Peleja: cobre a cabeça, descobre o pé.