Você me encontra também no Facebook e no Twitter

8 de outubro de 2008

BLEFOU




No último debate entre os candidatos a prefeito - chatérrimo, diga-se de passagem - uma questão me deixou uma pulga atrás da orelha: Omar afirmou que a "Zona da Mata cresceu 23%, enquanto Juiz de Fora, apenas 2,5%". E usou a chancela do IBGE, do IPEA e da Fundação João Pinheiro para garantir o fundamento da afirmação. Tarcísio questionou, mas Omar estava tão seguro de suas fontes que não houve como desmenti-lo.

Eu, como não engulo pulgas, corri para a internet e acessei os referidos sites à busca de dados. Não encontrei nada. Não satisfeito, escrevi aos três e obtive as seguintes respostas para a pergunta: Onde encontro informações sobre o índice de crescimento de Juiz de Fora e da Zona da Mata Mineira entre os anos de 1994 e 2007?

do IPEA
De: faleconosco@ipea.gov.br [mailto:faleconosco@ipea.gov.br]
Prezado Guilherme,
Em resposta ao seu e-mail, informamos que infelizmente não dispomos de estudos sobre o tema.
Atenciosamente,
Faleconosco IPEA


da Fundação João Pinheiro
Prezado Guilherme,
em 2007 o IBGE modificou bastante a metodologia de cálculo do PIB. A nova série contempla os anos de 2002 a 2005 para o PIB municipal e até 2006 para o total do Estado. Envio-lhe os dois dados e se tiver dúvida entre em contato comigo.
Atenciosamente,
Leandro Neves
Centro de Estatística e Informações
Fundação João Pinheiro


E mais, escrevi ao professor Cezar Barra da UFJF que acabou de publicar o livro "Zona da Mata Mineira" onde faz detalhada pesquisa sobre o desenvolvimento da região. A resposta foi essa:

Gueminho,
É só olhar no meu livro. A Zona da Mata pode ter crescido 23% em pobreza... Teria que fazer as contas para te dar o valor médio. A nossa "Zona da Mata" é um mar de estagnação, com algumas ilhas de prosperidade: Juiz de Fora, Ubá, Cataguases, Viçosa, Muriaé, Ponte Nova, Manhuaçu e mais alguns municípios. Veja os mapas de ICMS, IPC, Consumo Energético e outros.
Na verdade, o Omar tem o meu livro. Não sei se ele leu atentamente.
Confiar em assessores às vezes dá nisso.
Um abraço e boa sorte na eleição!
Cezar


O IBGE pediu um cadastramento como condição para responder e me deu preguiça.

A Justiça Eleitoral precisa criar um controle sobre o que é afirmado pelos candidatos. Não apenas quando há dolo à imagem do concorrente. É preciso resguardar o eleitor de afirmações imprecisas e inverídicas. É preciso coibir a manipulação de dados e números.

Mais que em qualquer momento o cidadão deve ser protegido da propaganda enganosa.


CHEETA '76



Cheeta, a macaca do Tarzan Weissmuller completou 76 anos.
O Rei dos Macacos e sua namorada européia não conseguiram resistir à vida na selva.