Você me encontra também no Facebook e no Twitter

12 de janeiro de 2009

É CORRECTO?



De vez em quando dá vontade de matar alguém, mas sem violência. É um sentimento catártico que passa logo.

Hoje, por exemplo, recebi um manual para entender as novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, que foi aprovado em 95, mas começa a entrar em vigor este ano.

Me deu vontade de matar as pessoas que inventaram essa moda e os que a aprovaram. Acho que botaram Absinto no chazinho dos velhinhos da Academia Brasileira de Letras. Se falta serviço, por que não botam os imortais pra corrigir provas do vestibular ou das escolas públicas?

Agora eu entendo porque menstruação tem apelido de regra. Vamos a elas.

Só para regulamentar o uso do hífen (que não sei se vira hifen, ou hifem, ou ifem) existem 12 regras e suas exceções - e essa categoria é que complica.

Fiquei sabendo que não se usa mais o acento nos ditongos abertos éi e ói e nem no i e no u tônicos quando vierem depois de um ditongo, mas só nas paroxítonas. Ah tá!

Prá quê isso?

A explicação é que se trata de "um passo importante em direção à criação de uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países que tenham o português como língua oficial: Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste".

Muito bom!

Eles querem então que a gente escreva do mesmo jeito, desrespeitando as características próprias de cada cultura? Entendi.

Pelo que pude me informar Portugal não definiu um prazo para aplicação das regras e sequer tem uma decisão clara se irá aceitá-las. Eles acham que essa marmota só serve a interesses econômicos brasileiros.

Não é mais fácil reconhecer as diferenças? Não falamos a mesma língua. Temos uma raiz comum e criamos variações.

Ou alguém consegue entender o que falam aqueles lusitanos?