Você me encontra também no Facebook e no Twitter

14 de dezembro de 2008

A UM PASSO DA ETERNIDADE



Matéria de Jacqueline Silva na edição do último sábado da Tribuna trouxe o que seria a melhor notícia do ano para Juiz de Fora: encaminhadas as negociações para formalizar uma permuta entre a UFJF e os proprietários do Sítio Malícia que garante a preservação da mata e o projeto do Jardim Botânico.

Eu disse "seria a melhor notícia do ano", não porque não seja boa, mas porque eu tenho uma melhor: foi aprovada uma dotação de R$ 5 mi no orçamento do Estado destinados à aquisição de toda a área (o Sítio Malícia e as fazendas Retiro Velho e Retiro Novo). A aprovação desse recurso indica o interesse do governo Aécio em criar ali um Parque Estadual.

Dois parlamentares merecem crédito nessa campanha: Júlio Delgado que se empenhou pessoalmente no acordo para permuta dos terrenos e a aprovação de mais de cinco milhões em emendas; e Sebastião Helvécio, o autor da proposta de dotação que vai criar o Parque Estadual.

E além dos generais, aqueles que lutam no front da preservação. Sem querer ser injusto com uns e outros, lembro dos nomes do Theodoro, do Léo, do Rafael Pimenta, do Figueiroa, o Aristides, o Henrique (o Reitor), entre tantos.

Aécio é amigo do Custódio, do Júlio, do Sebastião e do Henrique. A bola está na linha do gol, sem goleiro, e só temos atacantes. Agora é só correr pro abraço.

2 comentários:

  1. Não sei se você sabe, mas o grupo da Margarida Salomão na Universidade (notadamente o pessoal do ICH, está tentando melar o acordo, para que o Henrique (o Reitor) não consiga instalar o Jardim Botânico na Cidade. Pura picuinha política.

    ResponderExcluir
  2. Não que o interesse do reitor também não seja político, mas realmente isso só não saiu ainda do papel por essas picuinhas da oposição. E olha que sou de esquerda!

    Se a UFJF adquirir o local, lá será implantado um jardim botânico, que por si só já é um lucro para a cidade, mas que representa uma oportunidade de ampliar as áreas de extensão, estudos e pesquisas acadêmicas. E o IEF apóia essa idéia (é o que eu espero) e já se manifestou a favor.

    A última notícia que tive é de que a Universidade pretende tomar frente nisso e usar um antigo imóvel no centro (quase tombando, e não tombado) como moeda de troca nessa negociação agora em pleno andamento, e ganhar com isso todo o Sítio Malícia, incluindo os imóveis de lá. !!!Vale a pena alguem confirmar!!!

    Mas... Isso tudo ainda depende de um parecer da comissão de patrimônio, e que depois será discutido pelo alto-escalão da UFJF.

    Se a oposição deixar de intrigas, ganham: a População (pelo novo espaço recreativo-educacional), a Cidade (por tirar a bomba da mão da politicada local), a UFJF e os estudantes (pela nova área de estudos), o Meio Ambiente (pela conservação da floresta), o Estado (ou pelo menos os deputados envolvidos, tsc...), O Magnífico Reitor (porque será?) e até os donos do terreno (que devem estar com o Sítio Malícia encalhado sem poder usar pra nada).

    Fica aqui a esperança de que alguem pense no meio ambiente, e que a conservação saia ganhando.

    ResponderExcluir