Você me encontra também no Facebook e no Twitter

24 de janeiro de 2009

COMO NOS (MAUS) TEMPOS DA DITADURA



Funcionários da Guarda Municipal invadem prédio federal e seqüestram banner do TQ.

Numa operação que não pode ser classificada como espetacular, porque é lamentável, funcionários da Guarda Municipal pilotando duas motos da corporação, foram ao Theatro Central e - arbitrariamente - apreenderam o banner do TQ que anuncia o espetáculo "Tropa de Elite da Guarda Municipal".

Sem atender aos apelos da segurança do teatro - que tentava demovê-los da atitude irresponsável - os Guardas concluíram o assalto sem apresentar nenhum documento que apoiasse a ação, recusando inclusive a se identificar.

O segurança registrou um BO (nº 8653) junto à Polícia Militar e informou à autoridade federal que logo em seguida compareceu ao local.

Essa atitude insensata, que denota falta de preparo de agentes de segurança, era típica dos períodos negros da ditadura. Só que naqueles tempos os algozes usavam capuzes e pilotavam veículos de chapa fria.

De uma vez foram cometidos vários absurdos:
. A censura ao direito da livre expressão artística;
. O tolhimento à informação;
. O seqüestro de propriedade alheia sem a devida autorização judicial;
. A invasão de um prédio federal por uma "autoridade" municipal;
. O abuso da "autoridade" que foi imputada ao funcionário.

Quando Bejani teve a idéia de criar a Guarda Municipal, alguns setores da sociedade questionaram a utilidade e a conveniência do propósito. O espetáculo teatral serve para provocar a reflexão e o senso crítico. Quem viu a peça sabe que - longe de denegrir e humilhar - quem toma a atitude heróica de prender o prefeito corrupto é a própria Guarda Municipal, contrariando o "patrão" e protegendo a cidade.

Custódio herdou a Guarda. Acho que ele deve rever o treinamento e o preparo que colocou nas ruas uma centena de agentes de "segurança".
E ainda havia quem defendesse a idéia (de jerico) de armá-los! Talvez além de um banner capturado alguém tivesse levado um tiro.

Estamos consultando nossos advogados e aguardando manifestação da Autoridade Municipal para saber se o fato foi uma atitude isolada de destempero ou se é a posição oficial do governo.

15 comentários:

  1. PROCESSA! Simples desse jeito! Processa e faz barulho!
    Beijos
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Gueminho, esse fato é gravíssimo e deve ser levado não só para as autoridades competentes, mas tb para a comunidade artística e a imprensa.

    No meu blog já está "linkada" a sua denúncia.

    ResponderExcluir
  3. Estou abismada!!! Sem palavras...

    ResponderExcluir
  4. Gueminho ou Capitão Nascimento, como nos comunicamos hoje na Halfeld...ahahahaha
    Estou pasma com a ignorância desta gente da guarda minicipal ou de quem os comanda...
    estamos cansados de assistir no CQC , Casseta e Planeta, etc. etc.etc. tantos sátiras bem feitas, como as que vc e sua equipe sempre fizeram e demos boas gargalhadas!!!!!!!!
    Êta povinho ignorante, povinho chinfrin, zé povinho....nem em contato com os meios de comunicação estão, a liberdade de imprensa.... foram designados" prá fazer isto e só fazem isto"...eles nem te conhecem, pensam ser vc. um anarquista, um ser perigoso à moral e aos bons costumes... e ainda estão empregados, hein??? tem gente mais esclarecida precisando de emprego, e veja com quem deparamos...É com muita vergonha mesmo, que li sua mensagem e com muita revolta lhe respondi...
    Quem manda nessa muvuca tinha que vir à público e lhe pedir desculpas, vc. é nosso ponto de referência no teatro, nas artes, assim como tantos outros já lançados pelo Brasil e de quem nos orgulhamosssssss....

    ResponderExcluir
  5. Ridículos...
    Até contribuiria para uma inspiração... rs Vc não acha???
    "POLICIA PARA QUEM PREVCISA DE POLICIA...

    ResponderExcluir
  6. Olá Gueminho, estávamos para ir tocar em Juiz de Fora mas com a tal Guarda Municipal não dá, senão sequestram nossos instrumentos e como vamos nos manter????????? 1.964 NUNCA MAIS.
    Abraços,
    Orlando Russo

    ResponderExcluir
  7. Prezado Gueminho,
    Isso é um absurdo!!! A pessoa responsável pelo comando da Guarda Municipal tem que dar uma explicação por este ato de censura.
    Esse povo da Guarda Municipal, são um bando de inúteis, se você passar pelo Parque Halfeld você pode ver guardas reunidos em rodinha, ficam a toa o dia todo. Na padaria ao lado da minha casa, na rua Santo Antônio, você também pode encontrá-los fazendo lanche na parte da manha e na parte da tarde. Outro dia fiquei sabendo que alguns dos guardas foram apartar uma briga e foram colocados pra correr por um homem armado com uma machadinha. Tiveram que chamar a PM. Eu vou copiar também o seu texto e colocar no meu blog.
    Precisando de alguma coisa pode contar comigo.
    Abraços,
    William Xavier

    ResponderExcluir
  8. Como se ja não bastasse a dificuldade de se realizar eventos e sustentar um grupo artistico , seja ele de qualquer seguimento agora ainda teremos que enfrentar essa ridicula situação? Isso tem que ser denunciado como sei que ja foi feito mas tambem espalhado pelos quatro ventos, é um absurdo que s´nos traz lamento e vergonha de ter em nossa cidade que tem tudo para uma cultura solida atitudes tão provincianas. Um absurdo total! Conte conosco, abraços

    ResponderExcluir
  9. Revoltante!!!
    Que o maior número de pessoas dessa cidade fique sabendo deste desrespeito que foi feito aos direitos, à liberdade, à arte e a cultura da cidade.
    Algumas coisas revoltam, mas umas revoltam ainda mais. Talvez seja por absoluta falta de trabalho, que essa "corporação" inútil toma esse tipo de atitude. Provavelmente no momento em que esses criminosos fizeram isso, não havia nenhuma discussão acalorada que eles pudessem aplacar ou nem um objeto perdido pra se procurar.
    Ou damos comando aos meliantes ou vamos "dar um tanque de roupa pra eles lavarem", porque o ócio é realmente muito perigoso...

    ResponderExcluir
  10. Realmente isso é lamentável e ridículo...sinto mto por ainda existirem pessoas desse nível em nossa cidade. Devereiam ser processados, mais enfim nesse pais só é preso "pobre e negro".

    ResponderExcluir
  11. Gueminho, fiquei sabendo do fato ocorrido (apreensão do banner) e li no seu blog a respeito... realmente essas " autoridades" que fizeram isso estão totalmente equivocadas mais muito equivocadas mesmo!!! Porém conheci de perto todo o trabalho que foi realizado com esses cidadãos (Guardas) e essa atitude não condiz com o que aprenderam e o que realmente é a função deles. Sou assíduo de suas peças, sei que você esta coberto de razão porém o que alguns estão afirmando que são bando de “meliantes, bando de a toa e outras coisas mais” é pegar muito pesado você não acha? Quanto a lanchar qualquer um tem o direito e o dever de se alimentar ou a ditadura também deve imperar entre os funcionários públicos, trabalhar sem se alimentar, uma vez que eles não tem horário para se alimentar e ainda tem que viver de favor para ir ao banheiro por exemplo, relato deles comigo. Em todo lugar existe a “massa podre” e não vai ser diferente na Guarda. Não posso, por exemplo, afirmar que todos atores são bando de vagabundos, de pessoas que se drogam, que se embriagam exageradamente, que vivem na prostituição, não, . não posso generalizar. Essas “autoridades” cometeram erros sim!!Porém dizer o que muitos estão dizendo ai é não ser humano e crucificar pessoas erradas. Lá tem pais, filhos, tios, sobrinhos e netos; pessoas que não tem nada a ver com atitude isoladas de um determinado grupo que agiram em prol de si, PARA APARECER. Abaixo a ditadura, a arrogância e a censura!!!Agora por ser artista também não podemos ser ignorantes ao ponto de falar de atos de alguns referindo a 150!!! Temos que ser realistas e não fantasiar uma situação, ocorreu sim mais sem criar mais TEATRO com a grande infelicidade de alguns e ser mais infeliz ainda. Tem que ser punidos rigorosamente mais dizer que todo o trabalho de prevenção dos caras não vale nada é ser idiota demais. Quem mora nas redondezas do Parque Halfeld sabe o que estou falando e com certeza outro lugares também onde eles estão porém ao criticarmos as pessoas temos que saber quem vamos criticar. Sei que você é totalmente contra a censura e vai publicar meu comentário!!! Um abração irmão!!!! Muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Gueminho,
    Boa noite!
    No sábado, estive no Parque Halfeld com "Capitão Nascimento"... risos
    Em http://www.vinniciusmoraes.blogspot.com/, publiquei um texto intitulado "Tropa 'de elite': osso duro de roer!!!"
    Abraços, força e sucesso

    ResponderExcluir
  13. Lamentavel!!
    Da serviço pra esses caras!!!

    ResponderExcluir
  14. Lamentavel!!
    Da serviço pra esses caras!!!

    ResponderExcluir