Você me encontra também no Facebook e no Twitter

25 de fevereiro de 2009

O CARNAVAL QUE EU NÃO VI


Criaturas flamejantes na comissão de frente do Ladeira na foto de Fernando Priamo na Tribuna


Passada a folia e a ressaca é hora de pensar.
Eu não posso falar nada da qualidade dos desfiles porque eu não vi.

Mas a verdade é que o Carnaval de Juiz de Fora está praticamente falido. E não falo só das escolas.

Você roda pela cidade e não vê sinal de festa. Os bailes de clube acabaram. A população migra para outras cidades ou granjas.

A Banda Daki - um importante patrimônio - começa a ser atacada pela praga do gigantismo. Assim como a Parada do Orgulho Gay, começa a agregar problemas e a perder sua essência. Se ambas não forem revistas vão acabar se auto devorando.

O desfile das escolas de samba é um problema a parte.
Segundo matéria da Tribuna cerca de 4 mil espectadores foram prestigiar os desfiles. As imagens das "festas" das campeãs eram constrangedoras. Numa delas, mal conseguiram juntar pouco mais de 6 integrantes (não é força de expressão) para gravar um flash para o telejornal.

Já passou da hora de ser feita a pergunta: por que o público vem perdendo o interesse - particularmente - por este momento do carnaval? Ou, a quem interessa o carnaval das Escolas de Samba?

A prefeitura parece que fez uma pesquisa no sambódromo, mas tem que ouvir principalmente quem não foi lá. Fica cada vez mais difícil justificar a despesa do dinheiro público com um evento que atrai a tão poucos.


RESSACA E DÚVIDAS

A GM Americana está pedindo cerca de 30 bilhões ao governo para sobreviver à recessão. Ora, uma empresa que precisa de 30 bilhões para ser salva da falência será um bom negócio?

Nos últimos anos bancos e montadoras tiveram lucros astronômicos. Bastam dois meses de prejuízo para irem à falência? Onde foi parar o dinheiro que lucraram? Por que não guardaram para os momentos difíceis? Em que se baseia a confiabilidade de uma empresa que depende de socorro estatal para sobreviver à crise?

Executivos que quebraram bancos e grandes empresas recebiam 50 milhões por ano. Eu faria a mesma coisa pela metade.

O presidente do banco Merrill Lynch justificou o pedido de socorro aos cofres públicos para garantir o bônus aos seus altos funcionários. Segundo ele, "gente desse nível precisa ser estimulada". Gente desse nível deveria ser punida! O mundo financeiro estava dissolvendo e eles não perceberam? Ou foi por culpa deles que a desgraça aconteceu?

Enquanto isso, milhões de trabalhadores são demitidos para atender aos cálculos de custos e cortes de despesas feitos por esses altos funcionários.

O pacote americano de 789 bilhões se fosse dividido para toda a população significaria que cada americano receberia 2,6 mil dólares! Se considerar só a população economicamente ativa esse valor pularia para quase 8 mil pratas! Mas, provavelmente, lá como cá, o bolo só vai ser serviço aos sócios do clube.


APERITIVO

Para quem não conhece, a imagem dos principais integrantes do Monty Python. Se quiser saber mais, a internet é farta de material. Inclusive as quatro temporadas de Flying Circus em torrent.

Um comentário:

  1. O carnaval precisa ser avaliado com cuidado e carinho. A avenida estava com arquibancadas e camarotes vazios em relação ao ano passado.Quatro mil espectadores,é muito pouco, quase nada. Domingo de carnaval foi o dia menos vazio,dia do grupo especial. Posso dizer que o grupo A, tinha escolas mais bonitas e melhor estruturadas do que no especial.
    O bom do carnaval é vc poder vestir a fantasia e brincar ouvindo as marchinhas de carnaval,mas pra isso muitas pessoas tinham que tomar conciência que carnaval não é se drogar, embebedar e fazer sexo.
    Apesar disso, gostei do meu carnaval,desfilei em duas escolas e brinquei na arquibancada,foi cansativo,mas valeu.
    A tempo, vi uma reportagem falando como foi bom e eficaz o policiamento na avenida Brasil durante o carnaval. Fica a pergunta:
    Com tantas pessoas na avenida,será que a polícia que foi eficaz?
    Lindo, um abraço bem apertado e um grande beijo. Obrigada pela homenagem!

    ResponderExcluir