Você me encontra também no Facebook e no Twitter

12 de abril de 2011

AJUDANDO A PIORAR


Comecei o dia recebendo uma "notificação" de que o SATED (Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de MG) fará cumprir a lei que obriga que atores e técnicos tenham registro profissional para exercer seu ofício, o famoso DRT.

Essa exigência se baseia numa lei do tempo da ditadura, lavrada pelo Exmo. General Ernesto Geisel e tem aquela boa intenção de garantir uma fatia de mercado para um grupo, também conhecido como corporativismo.

Na minha humilde opinião - com 34 anos de atividade - essa lei é uma bobagem.

Primeiro, porque em nada serviu para melhorar o nível da qualidade artística dos espetáculos. Basta ir aos teatros em Belo Horizonte, onde o SATED tem sede e atua.

Segundo, os contratos de trabalho podem ser feitos em simples acordos entre as partes.

Terceiro, o que vai garantir trabalho para artistas e técnicos é o talento deles e as oportunidades do mercado.

O SATED nunca se importou com o que acontece no teatro em Juiz de Fora. Aqui nunca se justificou a existência do DRT para o exercício da atividade artística. Espero, sinceramente, que o Sindicato dos Artistas não venha ser mais uma dificuldade entre as tantas que já temos por aqui.

8 comentários:

  1. aqui no Rio, não é nada diferente, estou no processo pra tirar o meu DRT, quando vamos ao SATED a sensação é de que acham que estamos sempre mentindo sobre os trabalhos que realizamos,mil perguntas que nos dá a sensação que forjamos os certificados que apresentamos dos trabalhos realizados e uma vai e volta sem fim pra ser aprovado e nem sempre somos. Estou cerca de 4 meses nessa luta, levando certificados dos diretores, cópias de filmes, etc, etc... ô dificuldade!!

    (sheyladecastilhoº

    ResponderExcluir
  2. O Teatro é universal e Imortal.
    Está sempre a espera de gente talentosa e capaz para alavancar a sua arte.

    Entraves para o exxercício da arte e a manifestação da cultura são prejudiciais para toda a sociedade democrática.

    Entendo que um ator/atriz, deve mostrar sua qualidade no palco, atuando e fazendo o seu público acreditar no que ele está querendo passar com sua interpretação.

    Concordo contigo no terceirto item " o que vai garantir trabalho para artistas e técnicos é o talento deles e as oportunidades do mercado."

    Temos um grupo de teatro amador que mesmo passando por várias dificuldades como propaganda e patrocínio, conseguiu fazer uma peça num bom teatro, com preço acessível e fizemos com que pessoas que nunca foram ao teatro passassem a gostar de ir e se interessassem em outras peças.

    Infelizmente a cultura é muito cara. Todavia, o grupo amador, pode ter um preço bem acessível, conseguindo atingir todas as classes socias, democratizando a cultura.

    Encaro essa exigência como forma de censura, é mais um obstáculo para o surgimento de novos talentos.

    ResponderExcluir
  3. olha, é um contracenso mesmo: acredita que pra registrar livro tem que levar comprovante de endereço?

    ResponderExcluir
  4. Muita coisa faz sentido quando você descobre que o Diretor do SATED (por coincidência) está abrindo um Curso para Atores, que provavelmente oferecerá capacitação para o tal DRT.

    ResponderExcluir
  5. Aqui na Espanha o sindicato se chama SGAE, e eles começaram a fazer coisas absurdas tipo multar salão de beleza que não pagava pra eles pra ter o direito de ficar com o rádio ligado, cobrar taxas de gente que fez show beneficente, etc e tal. Eu sou membro de uma comunidade no facebook que se chama "Ya no canto en la ducha ni silbo por la calle porque tengo miedo de la SGAE" (Já não canto no chuveiro nem assovio pela rua porque tenho medo da SGAE). Absurdo!

    ResponderExcluir
  6. Esse tal de DRT é mais do que burocracia criada pelo SATED-BH... afinal eles precisam de $$$$$$ para sobreviver no IMPÉRIO CAPITALISTA.

    ResponderExcluir