Você me encontra também no Facebook e no Twitter

5 de novembro de 2008

BLACK IS BEAUTIFUL



Alguma coisa me incomoda quando escuto a manchete: "1º Presidente Negro". Ela embute um preconceito que se esguia pelos cantos. Bom será o dia em que um negro, um homossexual, uma mulher, um branco, um artista, um anão, um latino, ou qualquer variante da espécie chegar a um cargo e a manchete for apenas: "Fulano(a) vence as eleições".

Porque, evidenciar um presidente negro significa esperar o resultado de uma administração negra. E se alguma coisa der errado, dirão: "Pudera, ele é negro!"

Lá - apesar da tradição racista - o preconceito foi derrotado. Elegeram Obama porque é negro ou apesar disso.


RECORDE

A Califórnia, maior colégio eleitoral americano, teve recorde de votos populares (lá o voto é facultativo): foram mais de 13 milhões. Faltando apenas a totalização de quatro estados haviam votado cerca de 117 milhões de americanos.

Lá, o voto facultativo elege o cargo mais importante do planeta. Aqui, o voto obrigatório desvaloriza o instrumento e infantiliza o exercício da cidadania.


FM

A Rádio Panorama estava com os dias contados. O contrato expirou e não foi renovado. Quem levou a freqüência foi a Igreja Católica que já tinha a Rádio Catedral e agora terá uma nova emissora para anunciar a palavra de Deus.

A Rádio Solar também fez mudanças: os locutores-candidatos saíram pra campanha e na hora de voltar encontraram as portas fechadas: Cannali, Zé Carlos e Simone Porcaro. O que se ouviu dizer é que o dono da empresa não quer saber de política na emissora.


FESTAS DO MAL

Um projeto maluco de um tal Sgt Rodrigues (PDT) quer proibir as festas "Rave" e os bailes "Funk" em todo o estado. Além de inconstitucional, descabida, idiota e insensata, a proposição lembra como estão gastando nosso dinheiro os nossos representantes.

Sinceramente, eu até pensei em discutir o conteúdo da matéria, mas me dá muita preguiça.



A CÂMARA PARALELA

Quem fiscaliza o executivo é a Câmara. E quem fiscaliza a Câmara?

A resposta pode ser: a imprensa ou a comunidade (através de suas organizações). Na verdade não há uma instituição que tenha a função constitucional de exercer tal papel.

Antes mesmo de conhecer os resultados da última eleição, andei discutindo essa proposta: a de criar uma CÂMARA MUNICIPAL INDEPENDENTE que teria a função primordial de FISCALIZAR O TRABALHO DOS VEREADORES.

Essa "Câmara" seria formada por candidatos não eleitos, mas que, apesar disso, têm representatividade. Junte 19 pessoas que representam - em média - 1.000 eleitores e você terá uma associação que representará 20.000 cidadãos.

A idéia está lançada e nos próximos dias começo a fazer contatos.

3 comentários:

  1. Boa idéia,vê se isso pode ajudar:

    http://www.transparencia.org.br/index.html

    Ensina a criar grupos de combate à corrupção.

    Abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Boa idéia Gueminho. Temos que fiscalizar esses vereadores porque muitos foram coniventes com o absurdo que foi esse segundo turno, alguns até participando da "contratação" de pessoas para a "boca de urna". Se investigarmos teremos mais encândalos...

    ResponderExcluir
  3. Grande Gueminho,
    Acho que vc não deveria ter preguiça de analisar essa proposta do tal SGT RODRIGUES. Hoje em Juiz de Fora, vários produtores estão sendo ameaçados por algumas "autoridades" (na verdade uma) de que no ano que vem será encaminhado um projeto a Câmara de Vereadores de Juiz de Fora, proibindo as festas raves. Fora os vícios jurídicos de tal proposta, acho que seria uma boa hora para que se discutisse o papel de mais um evento cultural que faz sucesso entre os nossos jovens.
    Grande abraço do amigo
    Lufe

    ResponderExcluir