Você me encontra também no Facebook e no Twitter

18 de fevereiro de 2009

VOU DE TAXI



Peguei um táxi na esquina da Independência com a Rio Branco. Cheio de compras, hora do rush, tive que aceitar um Fiat Uno.

"Para o Bandeirantes", eu disse por duas vezes, porque o motorista não entendeu.

Em seguida ele começou um discurso sobre como Deus nos dá tudo que precisamos na hora certa. Naquela linha do acaso não existe, ele parou no sinal, pegou um passageiro e eu peguei um táxi vazio.

Eu pensei comigo se Deus não podia ter dado a ele um carro melhor que um Fiat Uno. Ou será que foi esse que ele escolheu?

O cara parecia um mestre em Cosmologia ou Teologia aplicada ao trânsito. De vez em quando eu tentava enfiar umas idéias, mas sentia que ele não me dava espaço.

Até que percebi um detalhe dramático, não fosse cômico: ele era surdo da orelha direita, justo a do passageiro. Por isso não entendeu quando disse o destino da corrida.

Não é motivo de impedimento para o exercício da profissão a surdez parcial, mas ele podia ter pedido a Deus - pelo menos - que fosse no outro ouvido.


LIES JF & TRUES JF

Na foto, Arnaldo Batista se esbaldando no Parangolé Valvulado

Gostei da entrevista do Custódio à Tribuna de hoje tratando do Carnaval de Juiz de Fora. O modelo atual não passa de uma caricatura da festa carioca sem atingir os mesmos resultados, culturais ou financeiros.

Já houve tempo em que o Carnaval de Juiz de Fora era dos Corsos, dos Clubes, os anos dourados das Escolas de Samba, depois dos Blocos e das Bandas.
O Carnaval de hoje - no formato apresentado - não consegue mobilizar a cidade. E a questão não é voltar para a Rio Branco ou construir um sambódromo. É discutir que modelo de festa a cidade deseja e sustenta.

A prefeitura gasta 1,5 milhão para realizar um evento que é assistido por 10 mil. O custo benefício com o dinheiro público é muito alto.

A Festa de Momo e o Tupi FC são hoje dois pacientes na UTI que respiram através de aparelhos. Ambos os casos revelam uma realidade amarga, de uma cidade que vai perdendo sua alma, seu patrimônio mais importante.


AVALIAÇÃO DA CAMPANHA

Encerramos a Campanha de Popularização com perdas e ganhos.
Perdemos público, de 15 mil para 7,5 mil. Um conjunto de fatores que têm como pano de fundo uma desvalorização do produto local, que em parte é verdadeira e em outra é preconceito.
Caro é aquilo que não vale o que custa.
E a principal meta da APAC para este ano é produzir um evento com espetáculos que valham mais do que cobra.

Ganhamos em debate e no fortalecimento do espírito associativo.
Ou caminhamos juntos ou não vamos a lugar nenhum.


VEM AÍ O CLUBE DA COMÉDIA

O TQ segue na comemoração dos seus 30 anos.

Boa parte dessa carreira aconteceu nos bares da cidade (Berttu's, Balcão, Santorini, Pizza Nostra, Marrakesh, Mr Doo, 14 Beer etc).

Para marcar essa fase estava programando a estréia de um novo show de bar para março: o "TQ.com.édia", quando foi surpreendido com um convite para ocupar um dos mais incríveis espaços da cidade, o Multiplace (antigo Vila e German).

Nasceu aí o projeto CLUBE DA COMÉDIA que já está agregando as principais forças do humor local: Putz, Gustavo Mendes, o Impro, Rafael Titonelli, Cláudio Ramos, etc.

O Clube terá um dia fixo (as sextas), ambiente de bar, buffet do Palácio das Festas e grandes atrações (daqui e de fora).

Vai ferver!

3 comentários:

  1. Com o cancelamento da nova licitação para mais táxis em JF, vc e toda a população vão ter que continuar com Uninhos e outras latas-velhas que aqui se encontram.

    ResponderExcluir
  2. Eita... Eu não sei se não estou conseguindo enviar meu comentário ou se ele foi várias vezes e eu não to vendo. Se ele estiver indo repetidamente, mil desculpas!
    Meg

    ResponderExcluir
  3. Sumiu, demorou a voltar, mas valeu a espera. :) E voltou inspirado, cheio de coisas a dizer, mas ainda conseguiu chegar no final com a sensação de "Ah, acabou? Podia ter mais".
    Então, Jack, vamos por partes.
    "Vou de Taxi":
    Neles, ao menos comigo, a lei de Murphy funciona perfeitamente. Se não tenho nada pra levar, aparece logo um Siena. Mas quando tem chuva e eu estou com minha mãe, que não tem um joelho muito cristão, cheia de sacolas, vem um modesto 2 portas, que vai parar no sinal aberto, no meio do trânsito de 5h da tarde, cheio de pais impacientes buzinando. O dia que não quer muita conversa, o motorista escolhe pra falar do vascão dele (sou flamenguista) ou do Lula. Se estou com vontade de papo, nem bom dia ele não dá... É assim quase sempre. Por isso prefiro ser fiel ao taxi do Bombom, que mesmo que eu não esteja muito pra papo, ele anima a gente rapidinho. E ainda leva um chocolate....
    ----
    "Lies JF & Trus JF"
    Eu particularmente não gosto de carnaval. Muita gente se agarrando, te agarrando - independente da sua vontade, muitas vezes - bêbados, homens de cueca se sentindo o máximo, briga de música, "briga de briga", e por aí vai... Carnaval pra mim é juntar um monte de amigos e fazer a festa por si só, um carnaval dentro do carnaval. Acho que por isso esses carnavais de cidade pequena dão tão certo. É uma grande reunião de vários grupos de amigos (20, 30 cada grupo), cada um fazendo sua própria festa. Eu procuro sempre fugir de JF nessa época, porque sei que o que vou encontrar aqui é uma grande reunião de tudo que não gosto. E olha que amo minha cidade. Mas no carnaval... nem parece o mesmo lugar. Podia ser tão diferente...
    ------------
    "Avaliação da Campanha"
    Uma pena saber que o público diminuiu tanto. Eu amo teatro. Só não vou mais por falta de oportunidade. Por mim, iria todos os finais de semana. Acho que aqui em JF, pra eu ficar tão perto do teatro como gostaria, vou ter que finalmente começar minhas tão sonhadas aulas de atuação. Preciso fazer meu dia ter pelo menos 48 horas. Enfim, assisti apenas 2 apresentações do TQ :( 1 eu perdi porque coincidiu com o aniversário da minha sobrinha. Uma pena, mas sou uma tia muito coruja. As outras foi porque já tinha assitido. Difícil encontrar alguma que não tenha visto ainda.
    ---------
    "Vem Aí o Clube da Comédia"
    Adorei a novidade! Vou ser presença constante, com certeza. Acho que as sextas férias irão se tornar minhas noites preferidas, meu programa preferido. :)
    ---------
    Nossa, o comentário ficou imenso! Desculpa. E olha que não falei nem metade do que teria pra dizer. Acho que não vai ter nem coragem de aceitar, né?! rs... Desculpa!
    Bom... beijos e... bom carnaval!

    Meg (eu só consegui enviar como anônima. Não estava aceitando meu login do blogger)

    ResponderExcluir