Você me encontra também no Facebook e no Twitter

12 de março de 2008

ETNIAS E COTAS



O sistema de cotas nas universidades brasileiras sempre me deixou com uma pulga atrás da orelha. Seus defensores alegam que é a maneira de "pagar uma dívida histórica com os povos segregados (negros e índios)".

No momento, estamos aprovando a criação de um Conselho Municipal de Cultura que tem 11 cadeiras reservadas para a sociedade (des)organizada e lá está de novo o sistema de cotas: um dos assentos é garantido a um representante das "etnias existentes no Município com reconhecida atuação na área cultural".
Fui informado pelo representante do povo cigano que Juiz de Fora tem "centenas de etnias". Eu juro que não sabia que eram tantas. Talvez se devesse criar então um Conselho Municipal de Etnias para administrar tanta diversidade. Quem sabe no futuro seremos uma África, com tribos se matando pelo poder?

Até quando vamos acentuar nossas diferenças?

Até que eu me convença do contrário, sou contra esse sistema de cotas pelo simples motivo que é racista, portanto inconstitucional e irracional. Ele discrimina.
Exagerando, seria como pleitear um caixa de banco ou lugares no ônibus para negros, o que faz lembrar um passado não tão distante onde a sociedade tratava assim o assunto.

A ciência já provou que a raça não é um conceito biológico. Somos seres humanos idênticos, independentemente da cor da pele ou da largura do nariz. Insistir em garantir privilégios para essa ou aquela etnia significa criar um sistema de exclusão, quando deveríamos pensar em modelos inclusivos.

Chega de ficar dizendo "esses são negros, esses são brancos". Vamos dizer, somos todos seres humanos e se alguns merecem privilégios será por motivos objetivos: são crianças, mulheres grávidas, portadores de necessidades especiais, idosos, doentes e coisas que tal.

2 comentários:

  1. Ola gueminho !!! olha apesar de estarmos em partidos diferentes eu no PMDB eu te parabenizo pela sua luta com o compromisso de levar a populaçao de juiz de fora a verdade !!!! nos conhecemos a mais de 20 anos e sei que vc e um cara integro e gostaria muito de ter vc la na CAMARA Municipal , junto comigo ou com um de nossos companheiros do PMDB para dar um PAU nesses cara de pau que so querem Mamar e fazer mutretas com o dinheiro do povo honesto que trabalha duro !!!!! Vamos renovar essa cidade com gente Jovem (ou mais ou menos jovem ahahahah) Mas que tem ideiais e muita coisa para ajudar essa cidade se tornar um exemplo para o Brasil !!!! QUANTO A ESSE SAFADO SEM VERGONHA PILANTRA DO BEJANI O LUGAR DELE ESTAVA GUARDADO !!! ESPERO QUE A POPULAÇAO NAO ESQUEÇA DISSO NAO E?
    QUANTO AQUELE QUE ESTA QUERENDO ENTRAR QUE E FARINHA DO MESMO SACO E SABEMOS QUEM E !!! DEIXA ELE COM A GENTE POIS NOS VAMOS MOSTRAR A POPULAÇAO QUEM E ELE !!!! OUTRO BEJANI NINGUEM MEREÇE NAO E?
    UM ABRC
    E PARABENS!!!!
    JEFFERSON SANTOS

    ResponderExcluir
  2. Até que fim leio algo pertinente a esse malfadado sistema de cota, coisa ruim de digerir. Nem com Coca-cola desse goela abaixo. Ouvi de um Reitor que no momento declíno o nome, que não é a favor do tal modelo de exclusão. Foi em um coquetel desses quando eu me rebelei contra essa coisa maluca que colocaram no Brasil para a entrada de etnia e em papo animado, e confessou ser contra também. Pelo visto é coisa mais do que imposta. E quem vai se rebelar a público se tudo vem pela decisão vertical, vertical no sentido da idealização.
    É muito mais fácil mexer com finanças na execução do programa PRÓUNI ou Sistema de Cotas, nas negociações das instituições de ensino superior federais, estaduais e particulares, para atender a demandas dos respectivos programas. Do que tratar de reforma de ensino de base. Aquele que educa, e prepara o sujeito para vida profissional, cultural e social. Fazendo uma analogia do bolsa família, bolsa escola, o que é melhor seu Zé das couves receber seu justo salário, bem mais do que a "mais valia" e ir ao mercado comprar seu arroz, café, e carninha do dia. Ou receber aquela cesta básica com o arroz de 5ª, o café nem pondo todo o pacote tem gosto. Coisa de porco mesmo, de segunda categoria. E o povo bão de voto vai lá e diz: "brigada seo prefreito, o sinhô é bão dimais pru seo povo, podi contar cumigo que meo voto é seo!"
    Assi é o bolsa escola, o sistema de cotas, o ensino pode estar caduco, costurado tal qual colcha de retalho, e a estrutura de ensino precisando de reforma, mas o sistema de cotas, alivia e não se mexe no cerne da questão - a educação.
    Elisabeth Merelim
    Psicóloga

    ResponderExcluir