Você me encontra também no Facebook e no Twitter

28 de outubro de 2008

MARCHA A RÉ




Juiz de Fora foi a primeira cidade do país a ter uma Lei que punisse o preconceito contra homossexuais. Tem ainda a maior parada gay fora das capitais e o trintão concurso Miss Brasil Gay, um dos maiores eventos do calendário turístico da cidade.

A luta contra o preconceito - que gera intolerância e violência - é uma construção lenta e árdua, porque lida com estruturas antigas, arraigadas em áreas sombrias da alma e do coletivo humano.

Espaços como o Muzik sofrem discriminação porque oferecem um ambiente receptivo a qualquer variante sexual.

Na contramão dessas conquistas, a campanha eleitoral deste ano ofereceu um farto cardápio de incentivos à ignorância e ao obscurantismo. Em especial quando colocava em questão a condição sexual da candidata do PT como impedimento para o cargo pleiteado. Grupos de boateiros treinados espalhavam frases como "ela vai fazer uma semana de parada gay" ou "ela não tem família" ou "ela é sapatão" ou "ela vai proibir a marcha com Jesus" e coisas assim. Igrejas - evangélicas e católicas - alertavam seus fiéis e desaconselhavam o voto nela.

Sabe-se lá quantos passos demos para trás em direção à Idade Média.


REAGENTE. COM
Porque pensar faz bem!



Há uma luz no fim do túnel!

Está no ar - e cada vez melhor - o site reagente.com.
A proposta do site é oferecer um espaço para reflexão sobre tudo e qualquer coisa que seja importante para qualquer um e todos.
Discutimos sexo, política, religião, comportamento, futebol, sem medo e sem preconceito.

O site também tem espaço para comentários e participações:
a coluna "Eu Repórter" recebe vídeos caseiros; "Reagindo" propõe discussão sobre temas atuais.
Tem dicas culturais e colunas assinadas por gente que tem o que dizer.
E esse que vos escreve assina a sessão de humor "Reagente News" com textos inéditos.
Ah, e tem ainda as fotinhas da galera na balada, que é de lei.

Postei ontem dois artigos sobre o resultado das eleições em JF:
"Segundo Turno Pau a Pau"
"A Cidade está Dividida"

Vale à pena colocar entre os favoritos.


GINCANA

O lançamento oficial do site acontece no dia 13 de novembro (embora esteja no ar desde abril).
Duas Gincanas estão sendo preparadas para movimentar a cidade.

A primeira - que deve acontecer ainda este ano - é "CELULAR REPÓRTER", que vai premiar a melhor gravação feita a partir dessa mídia.

A segunda - que será lançada em março de 2009 - é "SUA IDÉIA VALE OURO", que vai oferecer à idéia mais original e criativa a oportunidade de explorar um quiosque no Independência Shopping.

Esse site vai dar o que falar.

6 comentários:

  1. De fato, houveram boatos de todos os lados, existindo um ponto comum: a crueldade.
    Enquanto se questionava a governabilidade através da escolha sexual da candidata também se plantava boatos cruéis ligando pessoas que trabalharam para o outro candidato.
    Política e partidarismo não pode ser encarado como times de futebol com torcedores fanáticos, cegos de amor.
    Desde domingo há em JF um despeito por uma campanha mais organizada e por isso vencedora.
    Votei no PT, acompanhei Custódio, falo do que vi!
    Não sejamos cruéis em apontar e julgar quem é do bem e quem é do mal. Isso é inocência.

    ResponderExcluir
  2. No século XVII, Espinosa escreveu que "um Estado cuja segurança e liberdade dependem das virtudes PRIVADAS dos governantes está fadado à ruína, pois o essencial se encontra na qualidade das instituições".
    Isso foi escrito no século XVII. Pensemos agora o que se passou em pleno século XIX em nossa cidade: será mesmo que é esta democracia que queremos?...

    Quanto a questão das instituições religiosas da cidade: Eu, como uma estudiosa da história das religiões - sem ser adepta de nenhuma delas - sempre questionei Marx por afirmar que a "religião é o ópio do povo". Diante desta eleição e todos os fatos que acompanhamos, eu me pergunto se ele não tinha realmente razão.

    Um forte abraço!
    Ps.: adorei o reagente.com

    ResponderExcluir
  3. A campanha do Custódio "não foi vencedora por ter sido mais organizada". Essa campanha foi vencedora porque foi a mais suja, desrespeitosa,corrupta, mentirosa e preconceituosa da história dessa cidade. As pessoas que utilizaram do seu trabalho para compactuar com toda essa imundície também são inescrupulosas. "Mephistos" se venderam debaixo de toda essa lama, venderam sua alma, venderam sua dignidade.
    Convenhamos treinar "atores" para espalhar boatos contra o adversário não é o instrumento "organizado" para se ganhar uma eleição.
    Parabéns Gueminho por não ter usado o seu trabalho e sua arte para essa finalidade!
    Kátia

    ResponderExcluir
  4. GUEMINHO,
    GOSTARIA DE APROVEITAR A OPORTUNIDADE EM SEU ESPAÇO PARA DIZER QUE ESTOU DE LUTO!!! DEPOIS DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES DE DOMINGO - QUE FOI COMPLETAMENTE INCOMPATÍVEL COM O QUE SE VIA E OUVIA POR TODA A CIDADE,PRINCIPALMENTE NO DIA 26/10 - CONCLUO QUE, AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS DIZEM, JUIZ DE FORA É, SIM, UMA CIDADE PROVINCIANA. ESTAMOS CERCADOS DE HIPÓCRITAS, METIDOS A ELITE, QUE, NO FUNDO, SÓ SERVEM DE FANTOCHES NAS MÃOS DE QUEM REALMENTE TEM PODER E DINHEIRO NESTA CIDADE. A PREOCUPAÇÃO NÃO É COM O FUTURO DA CIDADE, COM AS CONDIÇÕES EM QUE VIVEMOS E SUAS MELHORIAS, MAS SIM, COM O EMPREGO QUE SE VAI CONQUISTAR COM DETERMINADA CANDIDATURA, OU MESMO COM O STATUS. ALIÁS, PARA A GRANDE MAIORIA DA SOCIEDADE METIDA A IMPORTANTE, OS POBRES E SIMPLES TÊM MAIS É QUE SE F...
    MAS O PIOR DE TUDO, É PENSAR QUE, PARA OS PODEROSOS CONSEGUIREM ELEGER SEU CANDIDATO, TÊM QUE DEPENDER DOS VOTOS DAQUELES QUE CHAMAM DE RALÉ, SEJA COMPRANDO SEU VOTO, SEJA FAZENDO LAVAGEM CEREBRAL, DIFAMANDO O ADVERSÁRIO. ALIÁS, TAL PRÁTICA FOI MUITO UTILIZADA POR OUTRO GOVERNANTE BASTANTE CONHECIDO EM TODO O MUNDO, POR SEU DISCURSO RACISTA, PRECONCEITUOSO E SUAS TÁTICAS DE LAVAGEM CEREBRAL - SEM FALAR NAS CÂMARAS DE GÁS...
    É ELE MESMO, O HITLER, CUJO BIGODINHO LEMBRA MUITO O DE ALGUÉM... SEU NOME, ALIÁS, COMEÇA COM "CUS" E TERMINA COM "ÓDIO" - QUANTA INFELICIDADE...
    FICO EU PENSANDO: SERÁ QUE DAQUI A ALGUM TEMPO NÓS VEREMOS O TQ APRESENTAR A PEÇA "PRENDERAM O BIGODINHO"? DEUS QUEIRA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO, QUE A TRAJÉDIA PELA QUAL PASSAMOS NÃO SE REPITA, MAS FICA AÍ ESSE QUESTIONAMENTO.
    DE UMA COISA, TENHO CERTEZA: A PARTIR DE 2009, OS IMPOSTOS E AS MEGA OBRAS COMEÇARÃO A TODO VAPOR, POIS O QUE FOI GASTO NESTA CAMPANHA IMUNDA, DEVERÁ SER RECUPERADO. ADIVINHEM COMO!?!?!?
    UM ABRAÇO PRA VOCÊ, GUEMINHO, E CONTINUAREMOS NA LUTA PARA QUE UM DIA POSSAMOS TER UMA JUIZ DE FORA REALMENTE LIMPA!!!

    OLÍVIA

    ResponderExcluir
  5. Confesso que fiquei bastante revoltado com o resultado das eleições na cidade. Mas o que me revoltou não foi o fato de minha candidata não ter vencido, mas a forma como ocorreu.
    A eleição deixou exposta uma das piores faces desta cidade que é o preconceito. Como Gueminho bem disse, temos a Parada Gay, o concurso Miss Brasil Gay e uma fama de cidade liberal. Só que essa fama não é real. Enquanto temos um bom grupo de pessoas que pensa essa cidade, que trazem novas idéias e uma nova mentalidade, temos também um grupo de pessoas que parecem não ter saído ainda do século XIX e das suas fazendas de café que não querem nenhuma mudança, visto que mudanças poderão afetar o equilibrio das forças que comandam a cidade desde sempre.
    Escondidos atrás de igrejas evangélicas ou católicas, esses pseudo moralistas plantam o preconceito, a intolerância e o ódio, indo inclusive contra os ensinamentos de seu "suposto" mestre, aquele rapaz de 2008 anos. Semeiam a discórdia, inclusive plantando selvagens para brigar durante a Parada Gay, como forma de criar uma propaganda negativa sobre o evento. Que achariam eles se por acaso pagassem pessoas para brigar no meio da Marcha para Jesus?
    A verdade pra mim é que Juiz de Fora permanecerá atrasada por muito tempo, porque os filhos destes "comandantes" estão sendo educados para ter a mesma opinião e para tomar as mesmas atitudes.

    ResponderExcluir
  6. Não quero fazer deste espaço um lugar de discussão individual, portanto não vou farei qual comentário personalizado e pessoal.

    Os mesmos boatos que caluniaram a campanha de Margarida hoje difamam e julgam um lado, pagando-se, segundo a teoria de alguns, na mesma moeda em falar que "atores foram terinados". Isso é um boato sem qualquer prova de veracidade.

    Além disso, é preciso levar em consideração, que todos somos diferentes, com olhares distintos sob uma sociedade democrática, ou seja, temos o direito de escolher qualquer lado, seja ele muitas vezes julgado o "errado" por alguns.

    Profissionalismo e compromisso não podem ser justificativas para frases como "compactuar com toda essa imundície também são inescrupulosas. "Mephistos" se venderam debaixo de toda essa lama, venderam sua alma, venderam sua dignidade."

    Não consigo classificar que todos os envolvidos em uma campanha tenham os mesmos olhares e formas de conduta.
    Por favor, não pequemos pelo fanatismo e pelo discuso que nos vendem em cada esquina, é preciso agora somar forças para que possamos fazer de nossa cidade um lugar melhor.

    A livre escolha é um direito pessoal e não pode ser tratado com vaias, boatos, plantados por aqueles que não dão as caras na hora de assumir o que estão dizendo.

    É tão grave plantar boatos sobre a Margarida, como disseminar a idéia sem rosto de que esse ou aquele treinou atores e fez o caramba a 4.
    Esse é o mesmo jogo.
    Atenção!

    ResponderExcluir