Você me encontra também no Facebook e no Twitter

29 de março de 2009

WHITE IS BEAUTIFUL

Se eu fosse branco, louro e de olhos azuis estaria processando sua excelência por comentário racista. Como eu sou vermelho (pelo menos me auto declaro como tal), com cabelos e olhos castanhos, não me senti ofendido com as palavras preconceituosas do senhor presidente.

O que Lula disse - traduzindo - é que gente branca quando não caga na entrada, caga na saída.

Grandes estadistas falam grandes bobagens. Os pequenos também.

Mesmo que a totalidade dos especuladores e agentes financeiros culpados pela crise fosse ariana (brancos, loiros de olhos azuis), não é correto relacionar o fato negativo à cor da pele.

Leia mais.

2 comentários:

  1. Você faz teatro e deve entender muito bem aquilo que só passei a entender a partir daquela montagem do Jornal Nacional no debate Collor x Lula em 1989.
    Recentemente, na campanha eleitoral de JF, o seu prefeito Custódio foi na TV dizer que a "Margarida fez acusações gravíssimas contra o governador Aecio Neves". A estratégia de Custódio era vender a ideia de uma Margarida despreparada e raivosa. Ou seja: uma "petistazinha irracional" qualquer. O povo acreditou e o golpe funcionou. Mas o que Margarida tinha dito foi uma crítica comum que o "governador deveria estar mais presente na região" e que "as obras do Palacio da Saude andam em ritmo de tartaruga paralítica".
    Como voce vê, qualquer pessoa pode interpretar uma declaração da maneira que quiser e dar a "gravidade" nos megatons que desejar...

    O Lula só fala m., eu sei. Mas neste caso, presumo que vc tenha captado a declaração descontextualizada.
    Tudo bem que não foi uma analogia muito feliz do excelentíssimo, mas a mídia não mostrou a que Lula estava falando antes, ou, em referência a que assunto o Lula usou o raciocínio "branco de olhos azuis". Grosso modo, o que ele quis dizer é que a crise foi criada e fomentada por "Mauricinhos" (brancos e de olhos azuis) ganaciosos e quem está pagando o pato são os pobres (imigrantes, negros, índios). E pelo que se sabe (isto Lula não falou), os imigrantes "marronzinhos" tem sofrido na Europa uma perversa onda de racismo e preconceito.

    Os argumentos de Lula sobre a crise tocavam também, nas entrelinhas, na dissimulação dos ricos (América do Norte, Europa e Japão) em assumir a crise criada pela ganância da especulação financeira. E agora querem "rachar a conta" do prejuízo com os países emergentes. Por perversa ironia, os primeiros a pagarem a conta são os pobres imigrantes que deixaram seus países miseráveis atrás de uma vida melhor nos países ricos.

    Eu admito que a analogia de Lula foi infeliz, mas também admito que a declaração dele foi procedente. E para matar a linha argumentativa de Lula, a mídia brasileira (porta-voz da elite "branca e de olhos azuis") optou por relevar mais a "analogia preconceituosa" do que a declaração em si. Veja o link abaixo com a declaração completa:
    http://www.youtube.com/watch?v=jdP59zTPYu8

    No mais, se formos relevar essa coisa ridícula de tomar as dores de um suposto racismo contra os "brancos de olhos azuis", daqui a pouco vai chover homem acusando preconceito nas constantes afirmações que atestam a superioridade intelectual da mulher em relação ao homem. Pois hoje, é moralmente lícito você dizer "a mulher é mais intelegente que o homem"; ou mesmo: "eu adoro o fato de ter todos os meus netos negros". Agora tente dizer: "o homem é mais inteligente que a mulher" ou "eu adoro o fato de ter todos os meus netos brancos".

    ResponderExcluir
  2. Gueminho, ainda sobre o tema, vale a pena conferir que a repercussão das palavras de Lula foram, para a mídia internacional, completamente diferentes do que a mídia tupiniquim quis "plantar" com essa bobagem de racismo.

    Se quiser, leia mais nos links:

    http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/03/30/os-banqueiros-de-olhos-azuis/

    http://news.bbc.co.uk/2/hi/business/7967546.stm

    http://www.timesonline.co.uk/tol/news/politics/article5983430.ece

    ResponderExcluir