
Por mais chatas, irritantes, dominadoras, possessivas, ciumentas, reclamonas, exigentes que sejam, não há nada mais importante e sagrado nas nossas vidas que nossas mães.
Nunca haverá agradecimento que diga o bastante.
AMNÉSIA
Aqui jazRepete-se - deixando uma triste sensação de impotência – mais um episódio da tragédia em que a cidade perde o que tem de belo e o que a liga à sua história.
Em menos de duas horas foi apagada a existência do belo casarão que ficava na esquina da Rio Branco com a Delfim Moreira.
A família (salvo engano, nem mora mais na cidade) fechou negócio com o advogado Sávio Romero.
Acho que ninguém compra um imóvel desses para morar ou instalar um negócio. Portanto, já estava se desenhando o destino fatal de mais um belo patrimônio.
Tudo foi feito à luz do dia, sem cerimônia. Polícia e Defesa Civil foram chamadas, mas ambas não atenderam. O arrogante empreiteiro se recusou a mostrar a licença para o serviço, seguro que está protegido por um imperioso e devastador sistema.
A administração poderia ter tomado providências? O COMPPAC não sentiu o hálito voraz de mais esse avanço da especulação imobiliária?
Só nos resta sentar na calçada e chorar.
QUE PRESSA É ESSA?Com o mesmo apetite e velocidade estão em andamento – a despeito de toda a polêmica – as obras para a instalação do aterro Sanitário de Dias Tavares.
Batalhas estão sendo travadas na justiça e na imprensa.
Ignorando todas elas – com estranha indiferença – a prefeitura toca a obra adiante (através da Vital Engenharia, contratada para o empreendimento).
Trata-se de um contrato de 250 milhões para 10 anos, cercado de dúvidas e suspeitas:
1. Todos sabemos que hoje está organizada no Brasil uma "Máfia do Lixo", um pool de empresas que identificou nesse serviço uma excelente oportunidade de faturamento.
2. Essa "Máfia" mapeou o país e distribui – entre seus afiliados – os territórios para atuação. Entram em bloco nas concorrências com a certeza de quem vai levar o naco em questão.
3. Evidentemente, o negócio conta com os cofres públicos para seu financiamento, substituindo a empresa pública, dentro da filosofia de que a terceirização é mais eficiente e barata.
4. Em cálculos imprecisos, a coleta de lixo (incluindo a administração do aterro) custava cerca de 100 mil/mês quando o serviço era feito pelo DEMLURB. Passou para 400 mil quando foi terceirizado e deve ir para 2 milhões/mês no novo acordo. (É só fazer a conta: 250 milhões por 10 anos = 25 milhões/ano ou seja, 2 milhões por mês).
5. Além disso, vários itens estão obscuros:
. Existe superfaturamento nos cálculos?
. Como pode ter sido autorizado o empreendimento em área de manancial?
. A Queiroz-Galvão comprou o terreno meses antes da licitação, e depois vendeu o mesmo à prefeitura?
O simples fato desse "negócio" – que mais cheira a negociata – ter sido articulado no governo Bejani já é motivo suficiente para uma investigação séria, cirúrgica e independente.
Quando a atual administração segue com o contrato intocado traz para debaixo do seu tapete um lixo sem tratamento.
AGORA É RUBINHO
Não dá pra entender. Rubinho chega em segundo no GP de Barcelona, mesmo posição que ocupa no campeonato.
Sumiram de cena o Alonso, Lewis Hamilton, Ferraris e McLarens.
Qual a graça de um "esporte" onde é o carro quem determina o vencedor?
No futuro próximo, os veículos serão dirigido por controle remoto, uma vez que – ao que parece – o piloto não influi em nada no resultado da competição.